10 dicas de Planejamento Financeiro para o início do ano

Engana-se quem pensa que para conquistar liberdade financeira é necessário apenas ter todas as contas na ponta do lápis. O controle financeiro faz parte desse processo, mas não é o único responsável por essa conquista.

O segredo de um futuro tranquilo e promissor está no planejamento financeiro. E nada como começar o ano dando os primeiros passos para a sua independência financeira.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira 10 dicas de planejamento financeiro para começar 2022 a todo vapor. Boa leitura!

 

O que veremos neste material:

Você sabe o que é planejamento financeiro?

1) Pague e renegocie as dívidas

2) Controle os gastos

3) Utilize a tecnologia a seu favor

4) Pense antes de comprar

5) Pechinche e peça melhores condições de pagamento

6) Planeje as suas férias

7) Faça a sua reserva de emergência

8) Comece os seus investimentos

9) Prepare-se para o imposto de renda 2022

10) Poupe para o início do próximo ano

Considerações

 

Você sabe o que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é um conjunto de ações necessárias para alcançar uma vida financeira equilibrada. 

Sabe quando você vai ao médico e descobre que as suas taxas estão alteradas e você precisa adotar uma série de medidas para ter uma vida saudável e tranquila? Com as finanças não é muito diferente.

Digamos que o planejamento financeiro funciona como um plano estratégico para atingir as suas metas e objetivos. Para isso, é necessário organizar o orçamento doméstico, identificar o que precisa ser ajustado e deixá-lo condizente com o seu padrão de vida.

Vale destacar que esse processo não se limita a saber quais são as despesas fixas, como moradia, transporte, saúde e educação. Para construir o planejamento ideal é preciso ter uma visão completa e real da situação financeira, o que exige disciplina e mudança de hábitos.

Confira 10 dicas de planejamento que podem ajudar nesse processo!

 

1) Pague e renegocie as dívidas

Comece pelas dívidas. Normalmente, elas são as principais vilãs em um planejamento e comprometem a saúde financeira de muitos brasileiros. 

O fim do ano é um ótimo momento para revisitar o planejamento e fazer os ajustes necessários para 2022. 

Aproveite o recebimento do 13° salário para quitar as dívidas como o cartão de crédito e cheque especial. Caso não consiga, renegocie. Quanto menos juros pagar, melhor para o seu bolso.

 

2) Controle os gastos

A melhor forma para evitar uma bola de neve de dívidas é fazer um controle de gastos eficiente. Isso contribuirá para que você desenvolva hábitos de consumo saudáveis e aprenda a diferenciar o que é necessário do que é supérfluo.

Para facilitar, utilize uma planilha de controle de gastos e insira o máximo de informações possíveis. Esse exercício, embora trabalhoso, ajuda a identificar quais os principais pontos de atenção e melhorias no orçamento.

 

3) Utilize a tecnologia a seu favor

O acesso cada vez mais facilitado à tecnologia e a educação financeira possibilitam que você tenha um controle digital das suas finanças. Isso mesmo! 

Com o auxílio de aplicativos, é possível acompanhar o orçamento em tempo real, evitar gastos excessivos e ainda planejar o futuro. 

Essas ferramentas são fáceis de utilizar e ajudam a identificar os gastos desnecessários, além de categorizá-los. Alguns têm a opção de sincronizar com a conta bancária ou o cartão de crédito.

 

4) Pense antes de comprar

Em um mundo recheado de ofertas tentadoras, as aquisições por impulso reinam. Afinal, quem nunca fez compras desnecessárias e depois se arrependeu? O lado bom é que isso pode mudar!

Em geral, essas compras são influenciadas por questões emocionais e trazem uma sensação de felicidade imediata. Por isso, sempre que decidir comprar algo, questione se há necessidade ou se são gastos supérfluos.

 

5) Pechinche e peça melhores condições de pagamento

Sabe aquele serviço que você contratou mas quase nunca utiliza? Ele é, de fato, necessário ou será que dá para reduzir um pouco o valor? 

A conta do celular, o pacote de internet, entre outros pequenos gastos podem e devem ser revistas. Uma economia de R$ 100 reais, no mês, equivale a R$ 1.200 reais, no ano. Um bom “cofrinho” para as férias, não? Portanto, para 2022 veja realmente o que é necessário e reduza o que for possível. 

O mesmo vale para as comprinhas de fim de ano. Faça uma lista do que realmente precisa comprar e faça uma pesquisa de preços. Essas diferenças de valores podem gerar um bom caixa. Por isso, pechinche!

 

6) Planeje as suas férias

O fim de ano é um período convidativo para tirar férias, seja para aproveitar sozinho ou com a família. E se você pretende fazer isso com calma, comece já o seu planejamento.

Ao definir a data e o destino com antecedência, você pode mensurar quanto de dinheiro terá que dispor para realizar a sua viagem. Com essas informações, você pode orçar os gastos com hospedagem, passagens, alimentação e assim identificar quais são as suas prioridades na viagem e como aproveitar melhor o seu dinheiro.

Por exemplo, se você não pretende ficar muito tempo no hotel, porque não substituí-lo por uma pousada ou apartamento de temporada com um valor atrativo?

Outra dica está em aplicar o dinheiro das férias em bons ativos de renda fixa, com baixa exposição ao risco. Agora, se o destino for internacional, uma alternativa é utilizar os fundos cambiais para se proteger das variações do dólar.

Faça seu planejamento financeiro para 2022 e garanta dias mais tranquilos no novo ano.

 

7) Faça a sua reserva de emergência

Depois de passar por todas essas etapas, estar com suas dívidas pagas, gastos controlados, orçamento revisado, é chegado o momento de fazer uma reserva financeira para as situações inesperadas. 

Em geral, os especialistas em finanças pessoais recomendam que se destine uma quantia equivalente a seis meses de renda mensal para as situações emergenciais. 

Dessa maneira, em uma eventualidade você terá recursos financeiros para arcar com os seus compromissos financeiros enquanto se reestrutura. Por este motivo, o ideal é que este recurso seja aplicado em ativos financeiros seguros e com alta liquidez, como o Tesouro Selic.

 

8) Comece os seus investimentos

Outro passo importante no planejamento financeiro é a construção da sua carteira de investimentos

Contrário ao que muitos pensam, isso não se resume à escolha dos melhores ativos financeiros. É importante que os seus investimentos estejam alinhados aos seus propósitos de vida. 

Sendo assim, comece identificando seu perfil de investidor, de acordo com seu grau de tolerância ao risco. Feito isso, estabeleça metas financeiras e trace um plano de ação para conquistá-las.

Se você ainda não se sente totalmente seguro para navegar pelo mercado financeiro, opte por ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto. Ele pode ser utilizado tanto para compor sua reserva de emergência quanto para os objetivos de longo prazo.

 

9) Prepare-se para o imposto de renda 2022

A declaração anual de imposto de renda é um dos compromissos inadiáveis dos brasileiros logo nos primeiros meses do ano. 

O período de prestação de contas com o leão inicia no mês de março e aqueles que enviam nos primeiros dias e tem direito a restituição, aumentam suas chances de recebê-la o quanto antes. 

Além disso, é importante atentar-se às mudanças propostas pelo governo, como a correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e a declaração simplificada apenas para quem recebe até 40 mil reais por ano.

 

10) Poupe para o início do próximo ano

Se 2022 já está batendo à nossa porta, então esse é um bom momento para começar a planejar 2023. Pode parecer estranho, mas essa é uma excelente estratégia para fugir dos “apertos” causados pelos gastos de início de ano.

IPVA, IPTU, seguro do carro, gastos com materiais escolares, tudo isso deve ser considerado no plano financeiro. Considere todos esses gastos fixos, ainda que pontuais, e, baseado nos anos anteriores, faça uma estimativa de quanto terá que dispor no próximo ano para supri-los. 

Você ainda tem a opção de diluir esse valor por 12 meses e poupar ao longo do ano. Com isso, você criará novos hábitos financeiros e terá não só o dinheiro necessário para cumprir suas obrigações, como também uma gordurinha financeira.

 

Considerações

Se você chegou até aqui é sinal que conferiu as 10 dicas de planejamento financeiro para o início do ano e viu que não existe segredo, tampouco fórmula mágica, para conquistar a estabilidade financeira.

Na verdade, o planejamento é um caminho para conquistar os seus objetivos financeiros, melhorar a sua qualidade de vida e concretizar os seus sonhos. Por isso, organize seu orçamento, estabeleça metas realistas e planeje o futuro. 

E agora, já sabe como começar o seu planejamento para 2022? Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado.

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat