Como investir em dólar no mercado financeiro?

Como investir em dólar no mercado financeiro?

O dólar é uma moeda forte com influência na economia mundial. Com grande apelo midiático, ela desperta o interesse do investidor brasileiro que pode se beneficiar dos ativos lastreados sem sair do país.

 

Uma dúvida comum é saber identificar quais os melhores momentos de compra e venda da moeda estrangeira e como iniciar os investimentos em dólar.

 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste guia completo e entenda como a moeda americana pode contribuir com a valorização e proteção de seus investimentos. Boa leitura!

 

Confira o que veremos neste artigo:

Por que investir em dólar?

Por que o dólar é a moeda internacional mais forte do mundo?

Quais são os riscos de investir na moeda americana?

Como investir em dólar na bolsa de valores?

Vale a pena comprar dólar em espécie?

Dicas para comprar e vender dólar em 2021

Considerações

 

Por que investir em dólar?

O dólar é um importante instrumento para diversificação dos investimentos. Aqueles que aplicam uma parcela do patrimônio na moeda norte-americana se protegem contra a inflação.

Porque investir em dólar

Além de ajudar com o desempenho da carteira de investimentos, o dólar permite que o investidor reduza o risco do seu planejamento financeiro, sobretudo em momentos de turbulência no mercado, em que normalmente há alta da inflação. 

 

A dolarização de uma parcela dos ativos contribui com a preservação do patrimônio e tranquilidade financeira dos investidores. No Brasil, as incertezas influenciadas pela tensão política e o risco fiscal reforçam a importância de não se manter 100% exposto à moeda nacional.

 

Por que o dólar é a moeda internacional mais forte do mundo?

Desde a segunda guerra mundial, o dólar é considerado a moeda mais forte do mundo. Isso acontece por ele ser aceito na maioria das transações financeiras internacionais e por normalmente representar a maior posição das reservas cambiais dos principais países.

Por que o dólar é a moeda internacional mais forte do mundo

Segundo relatório emitido pelo Banco Central do Brasil, em dezembro de 2020, o dólar americano representava 86,03% das posições em moedas do Brasil, seguido do euro (7,85%), libra esterlina (2,02%) e iene (1,19%).

Logo, como ele é mundialmente aceito, tornou-se uma moeda referência utilizada para transações comerciais.

 

Quais são os riscos de investir na moeda americana?

Quais são os riscos de investir na moeda americana?

O dólar, embora seja uma moeda segura, é um ativo de renda variável extremamente volátil e sensível às variações do mercado.

O Brasil adota o regime de câmbio flutuante, em que a moeda oscila conforme oferta e demanda. Sendo assim, quando há mais moeda americana circulando no mercado, sua cotação diminui em relação à moeda brasileira. Por outro lado, se a oferta diminui, o valor da cotação aumenta.

Em cenários de aperto monetário, em que o Banco Central eleva os juros para conter a pressão inflacionária, espera-se que a volatilidade do dólar diminua, mas não há uma garantia que isso acontecerá.

Portanto, essas constantes variações de preço no curto prazo podem assustar e resultar em perdas desnecessárias. Por este motivo, antes de investir, é fundamental estar ciente dos riscos a que está exposto e verificar se ele condiz com seu perfil de investidor.

 

Como investir em dólar na bolsa de valores?

Contrário ao que muitos pensam, investir em dólar não se resume a comprar o papel-moeda e guardar. 

O mercado financeiro disponibiliza diferentes instrumentos para aproveitar as variações da moeda estrangeira, sem ter que abrir conta em outro país, por exemplo.

Através da bolsa de valores brasileira, a B3, os investidores conseguem fazer suas aplicações com o auxílio dos seguintes instrumentos:

  1. Mercado Futuro

O mercado futuro é o local em que os investidores aplicam seus recursos por meio de contratos futuros, ferramentas dinâmicas e com diferentes funcionalidades. 

 

Os investidores, através desses contratos, conseguem comprar e vender o dólar a um preço e período estabelecido no momento da aquisição do contrato. Com isso, é possível se proteger das oscilações da moeda estrangeira ou ainda lucrar com elas.

 

Os contratos de dólar podem ser “cheios” (DOL) ou minidólar (WDOL). Eles são padronizados, o que significa que as regras e os parâmetros preestabelecidos não podem ser alterados. 

 

Para cada contrato é definido um ativo objeto, no caso o dólar, o tamanho, a variação mínima, o lote padrão, o vencimento e o tipo de liquidação, que pode ser financeira ou física.

  1. ETFs

Os ETFs ou Exchange Trader Funds, em inglês, são os famosos fundos de índices. Através deles o investidor tem acesso a uma cesta de ativos que replicam a carteira de um determinado índice de referência. 

 

Essa modalidade de investimento representa uma maneira fácil, prática e acessível de ingressar no mercado internacional. Suas cotas são negociadas na bolsa de valores, assim como acontece no mercado de ações.

 

Em geral, as taxas de administração deste tipo de fundo de investimento são mais baixas, dado que sua gestão é passiva.

 

  1. BDR

O Brazilian Depositary Receipts ou BDR são certificados emitidos no Brasil, lastreados em ações internacionais de grandes empresas americanas como Amazon,Walmart, Disney, entre outras. 

 

Antes, apenas investidores qualificados, com mais de R$1 milhão em aplicações financeiras comprovadas, podiam aplicar nessa classe de ativos. Contudo, em 2020, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) flexibilizou a norma, permitindo que todos possam investir em BDRs Nível I.

 

Marcelo Barbosa, Presidente da CVM, explica que “a norma confere maior liberdade para investidores e emissores, na esteira de uma crescente demanda por diversificação de portfólios e de taxas de juros reduzidas”.

 

  1. Ações

Ações de empresas exportadoras de bens de consumo são impactadas pelas variações da moeda americana, uma vez que suas receitas são calculadas em dólar. Suzano, Vale, Klabin são alguns exemplos de empresas que têm suas ações influenciadas pela moeda.

 

Neste caso, contar com um auxílio profissional permitirá que você monte sua carteira com as melhores ações e se posicione estrategicamente no mercado brasileiro. 

 

Vale a pena comprar dólar em espécie?

A compra de papel-moeda é interessante para quem vai viajar. Do contrário, não faz sentido.

 

Ao adquirir a moeda em espécie, o investidor estará negociando o dólar turismo e não o dólar comercial. A cotação, neste caso, é mais alta devido aos custos administrativos a que as instituições autorizadas a negociá-los, como bancos, corretoras e casas de câmbio, estão sujeitas.

 

Há ainda a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide tanto nas operações de compra quanto de venda. Outra desvantagem está no risco de furto. 

 

Portanto, se o objetivo for ganhar com as variações do dólar, a moeda em espécie não é o instrumento indicado para isso. 

 

Os fundos cambiais são uma alternativa para aqueles que desejam investir em dólar, mas não se sentem confortáveis para ingressar na bolsa brasileira. Esses tipos de fundos de investimento aplicam os recursos em moedas estrangeiras, como o dólar e euro.

 

Alguns fundos multimercado também podem investir no dólar, ainda que em proporções diferentes de um fundo cambial. Neste caso, é importante atentar-se aos custos com IOF e taxa de administração.

 

Dicas para comprar e vender dólar em 2021

A dica para aqueles que, por motivo de viagem, desejam comprar dólares em espécie, é adquirir o papel-moeda sempre que possível e assim fazer um preço médio. Os cartões de viagem pré-pagos são outra possibilidade.

 

Já aqueles que fazem suas aplicações em outros países, a Planner Investimentos disponibiliza em tempo real as variações das principais moedas do mercado, como o dólar. Uma facilidade para quem deseja acompanhar as variações do câmbio e fazer suas operações com praticidade.

 

Com o auxílio do conversor de moedas da Planner é possível simular uma operação, considerando a taxa de câmbio e os custos com tributos e tarifas, ajudando a tomar uma decisão segura e consciente.

 

Considerações

O mercado de câmbio é sensível há muitas variáveis, portanto ao investir em dólar é preciso fazer o gerenciamento de riscos e principalmente não encher seus cestos apenas com uma modalidade de ativos.

 

O investimento em dólar é um importante aliado na diversificação do portfólio, protegendo o capital investido, especialmente em épocas de crise. 

 

Dessa maneira, o investidor não terá todas as suas aplicações em real e poderá contar com a rentabilidade histórica dos ativos lastreados em dólar

 

Quer começar a investir em dólar? Então revise seu perfil investidor e realize simulações.  Com a Planner, você tem acesso a uma corretora completa, com ampla oferta de produtos e serviços de investimento.

 

 

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

 

Open chat