O que você precisa saber sobre IOF e operações de câmbio

O Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, está mais famoso do que nunca. O Governo Federal publicou decreto em que se compromete com a redução gradual e até mesmo zeragem desta taxa.

Hoje, o IOF incide em diversos tipos de transações financeiras, incluindo operações cambiais, o que acaba por impactar no valor das conversões de moedas estrangeiras para o Real.

Quer entender melhor como a mudança nessa taxa afetará as suas transações internacionais? Continue conosco e saiba mais sobre o IOF e as operações de câmbio no Brasil. Boa leitura! 

 

Confira o que veremos neste material:

Para começar, o que é IOF?

Como o IOF afeta as operações financeiras hoje?

Quais são as possíveis mudanças do IOF nas operações de câmbio?

Na prática, o que muda caso o IOF seja zerado?

Considerações sobre o IOF e operações de câmbio

 

Para começar, o que é IOF?

O Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos Mobiliários, mais conhecido como IOF, é um tributo federal que incide sobre os negócios de crédito, câmbio, mercado de seguros e títulos mobiliários.

O Governo Federal cobra essa taxa tanto sobre as transações financeiras mais simples quanto em operações mais sofisticadas, de pessoas físicas e jurídicas, com valores mais altos. 

Por este motivo, o IOF é considerado um dos impostos federais mais abrangentes, que  traz estabilidade financeira para economia nacional.

O que você precisar saber sobre IOF e operações de câmbio

 

Como o IOF afeta as operações financeiras hoje?

Em 2021, a alíquota do IOF estava mais alta para transações de crédito. Agora em 2022, a taxa é praticada de acordo ao padrão histórico, com promessa de ajustes fiscais para diferentes tipos de operações financeiras.

A seguir, confira as alíquotas cobradas sobre investimentos, cartões de crédito e de câmbio.

 

  • Investimentos

As aplicações financeiras, como os títulos de renda fixa, o Tesouro Direto e os fundos de investimento, quando resgatadas antes de 30 dias sofrem incidência de IOF.

A cobrança recai apenas sobre os rendimentos e de forma regressiva. Ela inicia em 96% e chega a zerar no trigésimo dia da aplicação.

Ativos de renda variável negociados na bolsa de valores, os Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio (CRIs e CRAs) e as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs) são produtos financeiros isentos de IOF.

 

  • Cartão de Crédito

A atual tarifa de IOF em transações com cartão de crédito no exterior é de 6,38% ao ano.

 

  • Operações de câmbio

Na compra de moeda estrangeira há cobrança de 1,1% de IOF sobre o valor da transação.

Essa alíquota também é aplicada nas transferências internacionais de envio de dinheiro de mesma titularidade do Brasil para o exterior. Caso a operação seja feita para terceiros, o IOF é de 0,38%.

 

Quais são as possíveis mudanças do IOF nas operações de câmbio?

Em março de 2022, o Governo Federal anunciou novas medidas para estimular e fortalecer os investimentos no Brasil, como o marco da Securitização e a diminuição gradativa da cobrança de IOF até o ano de 2029.

O presidente Jair Bolsonaro editou o decreto que regulamenta o IOF para se adequar a legislação ao Código de Liberalização de Capitais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Segundo o Ministério da Economia, a redução dos Impostos Sobre Operações Financeiras para empréstimos no exterior começa este ano, com a taxa caindo de 6% para zero no cartão de crédito.

O governo busca com isso promover maior integração econômica do país à comunidade internacional, em conjunto com a Nova Lei Cambial.

Qual o impacto da redução gradual do IOF nas operações cambiais?

 

Na prática, o que muda caso o IOF seja zerado?

A Secretaria Geral estima que a alíquota do IOF reduzida a zero diminua a carga tributária de R$468 milhões em 2023 a R$ 1,4 bilhão em 2025 e assim evolua até 2029.

Apesar do impacto fiscal, o Governo espera que a remoção gradual do IOF contribua com uma maior abertura do mercado brasileiro para o comércio internacional. 

Essa medida deve atrair mais investidores estrangeiros, permitindo negócios com fluxos internacionais

A partir de 2023, a cobrança será 1% ao ano até 2027. Essa redução gradativa do imposto deixa o consumo de bens no exterior mais barato.

Vale ressaltar que as compras feitas no Brasil em sites estrangeiros e em outras moedas também são consideradas transações internacionais.

Veja a proposta do Governo para  a redução do IOF nos cartões de crédito:

AnoCobrança do IOF
2023De 6,38% para 5,38%
2024De 5,38% para 4,38%
2025De 4,38% para 3,38%
2026De 3,38% para 2,38%
2027De 2,38% para 1,38%
2028De 1,38% para zero

 

Considerações sobre IOF e operações de câmbio

O brasileiro ainda paga hoje uma taxa de IOF muito alta em suas transações financeiras, em especial sobre as operações de câmbio. A boa notícia é que isso está mudando!

O governo federal propôs que entre os anos de 2023 e 2027 reduzir o imposto que incide sobre o uso de cartões de crédito no exterior de um ponto percentual. A perspectiva é que em 2028, essa taxa esteja totalmente zerada.

As maiores economias do mundo já adequaram sua legislação tributária a este padrão e as perdas de arrecadação são compensadas pelo aumento de transações.

Ficou claro para você a relação entre IOF e as operações de câmbio? Conte com a Planner para fazer suas remessas internacionais de maneira rápida, simples e prática.

Disponibilizamos completas soluções para que os valores cheguem a sua conta no Brasil com segurança e tranquilidade. Conheça os produtos de câmbio da Planner e garanta agilidade em suas transações.

 

Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre o mercado de câmbio ou tire suas dúvidas em nossos canais de atendimento. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat