Como receber pagamento do exterior?

Já foi o tempo em que fazer remessas internacionais era oneroso e demorado. Os serviços digitais facilitaram as operações de câmbio, tornando ágil o envio e recebimento de dinheiro do exterior através de instituições bancárias, corretoras e outros agentes.

Apesar da facilidade, quem recebe dinheiro de outros países deve compreender a influência da taxa de câmbio (a operação de troca de moedas de diferentes origens), e como declarar essa renda no Imposto de Renda (IR) no Brasil. 

 

Então, para você entender as principais tarefas relacionadas ao recebimento de valores do exterior, preparamos este conteúdo exclusivo:

Quer receber dinheiro do exterior? Saiba como funciona

3 formas de trazer o dinheiro do exterior para o Brasil legalmente

É possível receber um Pix do exterior?

É legal receber salário do exterior?

Banco digital recebe dinheiro do exterior?

Quanto tempo demora para receber dinheiro do exterior?

Como declarar os recebimentos internacionais no Imposto de Renda?

Considerações sobre como receber pagamento do exterior

 

Ao fim desta leitura, você certamente se sentirá confiante e confortável para fazer transações com valores vindos de fora do país. 

Acompanhe e descubra conosco como receber pagamentos do exterior!  

 

Quer receber dinheiro do exterior? Saiba como funciona

O Banco Central (BC) é responsável por formular políticas para as operações de câmbio brasileira, ou seja, que envolvem transações internacionais. 

Segundo o órgão, para receber valores de fora do país, você precisa “se dirigir a agente autorizado a operar no mercado de câmbio”, como instituições bancárias, caixas econômicas, casas de câmbio e corretoras.

Na prática, o remetente entra em contato com o seu operador de câmbio, informa os dados dos envolvidos para que o dinheiro seja creditado na conta destino brasileira.

Esses agentes podem exigir documentações diferentes, conforme o tipo de transferência internacional realizada. 

Em geral, são solicitados os dados pessoais e bancários das pessoas físicas e/ou jurídicas envolvidas na operação de câmbio, como nome, documento de identificação, CPF e/ou CNPJ; banco e número da conta de depósito.

O código SWIFT também pode ser requerido, visto que ele está relacionado à segurança da transferência internacional. 

Como receber pagamento do exterior?

 

 

3 formas de trazer o dinheiro do exterior para o Brasil legalmente

A Cartilha de Câmbio do BC lista 3 formas seguras para se fazer remessa de dinheiro do exterior para o Brasil. A seguir confira quais são elas e os detalhes de cada uma. 

Lembre-se que essas transferências internacionais estão sujeitas a cobrança de impostos e taxas específicas.

  • Cartão internacional;
  • Correios;
  • Ordens de pagamento.

Nos cartões de crédito internacionais, o dinheiro é creditado direto na conta-corrente ou poupança do recebedor. Contudo, o remetente precisa conferir se a sua operadora faz o pagamento do seu país para o Brasil. 

Já os Correios são autorizados pelo Banco Central a receberem remessas do exterior através do “Vale Eletrônico Internacional”, que possui regras e tarifas próprias.

Outra opção para receber dinheiro de fora do país é a ordem de pagamento. Por ela, o valor pode ser remetido em moeda estrangeira, mas o agente autorizado deve disponibilizar a quantia em reais para o recebedor.

Neste caso, o remetente precisa informar os dados solicitados pela instituição pela qual ele enviará o dinheiro. Vale lembrar que cada organização tem as suas políticas relacionadas à documentação necessária.

 

Taxas

No Brasil, o recebedor deve ficar atento aos custos envolvidos nas remessas de câmbio. Eles são determinantes para calcular o Valor Efetivo Total – VET, ou seja, o custo final da operação de câmbio.

Entre as taxas que incidem sobre as transações internacionais, estão:

  • Taxa de câmbio — cobrada pela operação de conversão de moeda estrangeira para o real;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — imposto federal que incide sobre o volume transacionado, cuja alíquota varia entre 0,38% e 1,1%;
  • Taxas administrativas — podem ser cobradas pelo agente de câmbio;
  • Taxas externas — relacionadas ao agente estrangeiro;
  • Serviço SWIFT — valor cobrado pelo código de segurança;
  • Entre outras.

 

É possível receber um Pix do exterior?

O Pix é uma ferramenta do Banco Central para a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas no Brasil, mas que ainda não está disponível para transações fora do país.

De acordo com a Agência Brasil, o BC tem a intenção de internacionalizar o método. No entanto, não há um prazo determinado para que a novidade seja colocada em prática.

 

É legal receber salário do exterior?

Os trabalhadores brasileiros podem receber pagamentos internacionais, desde que a transação respeite as regras do câmbio.

Como dito, as moedas estrangeiras devem ser trocadas pela nacional e os envolvidos precisam seguir as orientações para a operação.

 

Banco digital recebe dinheiro do exterior?

Além dos bancos tradicionais, a regulamentação em vigor permite que as empresas tecnológicas da área de finanças, conhecidas como fintechs, também realizem o recebimento de remessas vindas do exterior

Para isso, os bancos digitais devem estar autorizados para tal função junto ao Banco Central.

Quanto tempo demora para receber dinheiro do exterior?

 

 

Quanto tempo demora para receber dinheiro do exterior?

O prazo para recebimento de valores enviado de fora do Brasil depende do método de pagamento utilizado e do agente de câmbio escolhido

De maneira geral, o dinheiro pode levar entre horas e até 5 dias úteis para chegar à conta de destino. Na Planner, por exemplo, você consegue realizar uma transferência internacional no mesmo dia.

 

Como declarar os recebimentos internacionais no Imposto de Renda?

No Brasil, as regras para a Declaração do IR são disponibilizadas pela Receita Federal. Ainda que o recebedor não se enquadre nas outras condições, ele precisará declarar o valor recebido do exterior.

Para isso, será necessário seguir este passo a passo:

  1. No programa da Receita Federal para Declaração do IR, acesse a seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”;
  2. Em seguida, localize a aba “Outras Informações” e clique sobre ela;
  3. Então, converta o valor recebido da moeda estrangeira para o real, mês a mês, segundo valores do dia 31 de dezembro do ano declarado;
  4. Por fim, revise os dados preenchidos e envie a sua Declaração.

 

Considerações sobre como receber pagamento do exterior

Existem diferentes maneiras para receber dinheiro do exterior, como cartão de crédito internacional, correios e ordem de pagamento. Para isso, você precisa ter os dados do recebedor e fazer o envio segundo as regras do agente autorizado à operação. 

Tanto quem envia, quanto quem recebe o pagamento internacional precisa estar atento quanto aos custos envolvidos na transação, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e cobrança de taxas pela prestação de serviço de transferência.

Lembre-se também que o valor recebido do exterior deve constar na Declaração de Imposto de Renda da Receita Federal.

Agora que você já sabe como receber pagamento do exterior, conte com a Planner fazer suas remessas internacionais de maneira rápida, simples e prática.

Disponibilizamos completas soluções para que os valores cheguem a sua conta no Brasil com segurança e tranquilidade. Conheça os produtos de câmbio da Planner e garanta agilidade em suas transações. 

 


Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio ou tire suas dúvidas em nossos canais de atendimento. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat