Tudo o que você precisa saber sobre Ptax

A Ptax é uma taxa referência para as operações de câmbio no mercado financeiro. Ela é utilizada para calcular desde o preço dos produtos importados às compras feitas em moeda estrangeira no cartão de crédito.

A relação da Ptax está para o dólar americano, a moeda mais forte do mundo que influencia o preço de produtos e serviços utilizados no dia a dia do brasileiro. 

Que saber como isso funciona? Continue conosco e entenda tudo sobre Ptax e como ela afeta as suas finanças.

 

Para começar, confira o que falaremos neste artigo:

Para começar, o que é a Ptax?

Como o Banco Central calcula a Ptax?

O BC calcula a Ptax de outras moedas?

Quais são as diferenças entre a Ptax e o dólar comercial?

Como a Ptax afeta as suas finanças?

Como consultar a Ptax de hoje?

Considerações sobre a Ptax na prática

 

Após a leitura, você certamente entenderá os efeitos da Ptax nas transações internacionais, no câmbio turismo e no processo de importação e exportação de produtos no mercado brasileiro.

 

Para começar, o que é a Ptax?

A Ptax é a taxa de câmbio mais utilizada no Brasil. Divulgada diariamente pelo Banco Central, ela é referência para realização de transações internacionais que envolvem a conversão da moeda nacional por dólares americanos. 

A sua nomenclatura é oriunda de uma operação do Sistema do Banco Central (Sisbacen) utilizada para consultar as taxas de câmbio, a PTAX800, desativada em 2014. 

Segundo o BC,  a Ptax é utilizada no mercado de câmbio para:

  • Análises econômicas;
  • Contratos futuros e de opções de câmbio negociados na B3;
  • Contratos de derivativos de balcão;
  • Operações financeiras de compra e venda da moeda em espécie pelo público geral, assim como em importações e exportações;
  • Contratos em real em bolsas de mercadorias no exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME) dos EUA.

Ela se divide em: 

  • Ptax de compra, que representa o valor pago pelos bancos aos clientes para que eles comprem a moeda; 
  • Ptax de venda, que equivale à cotação paga pelas instituições financeiras.

O que é e como se calcula a Ptax?

 

Como o Banco Central calcula a Ptax?

Desde julho de 2011, o Banco Central calcula a taxa Ptax através da média das cotações apuradas a partir de consultas às instituições financeiras, como bancos ou corretoras, autorizadas a realizar operações cambiais, os dealers de câmbio. 

Essa consulta é realizada em quatro momentos de alta liquidez no mercado de câmbio e cada uma delas em um intervalo de dez minutos. 

Iniciado o processo, os dealers têm até dois minutos para encaminhar suas cotações de compra e de venda da moeda estrangeira. 

O horário das consultas é definido pelo sistema Ptax de maneira aleatória, o que faz com que esse modelo seja considerado robusto e muito utilizado pelos agentes de câmbio. As janelas de consulta respeitam os seguintes intervalos:

ConsultaIntervalo
PrimeiraEntre 10h e 10h10
SegundaEntre 11h e 11h10
TerceiraEntre 12h e12h10
QuartaEntre 13h e 13h10

Fonte: Banco Central

Das cotações recebidas pelo BC, as duas maiores e as duas menores taxas, de compra e venda, são excluídas para então realizar o cálculo da Ptax. Ela será uma média das que ficaram. 

Esse procedimento é realizado em todos os intervalos e as taxas médias extraídas são divulgadas pelo Sistema Ptax em quatro boletins relativos a cada consulta. 

Antes, o Sistema deve assegurar que essas taxas médias correspondem com as praticadas no mercado interbancário no horário de abertura da janela de consulta. 

Os dealers que participam do cálculo da Ptax são avaliados mensalmente. Aqueles que tiverem mais de 50% das cotações excluídas do cálculo neste período são descredenciados na janela seguinte.

 

O BC calcula a Ptax de outras moedas?

O Banco Central do Brasil calcula apenas o dólar Ptax, ou seja, o preço do real em relação à moeda americana. 

A cotação das outras moedas estrangeiras em relação à nacional e ao dólar são calculadas com base em cotações fornecidas publicamente em boletins de câmbio.

 

Quais são as diferenças entre a Ptax e o dólar comercial?

Embora o dólar Ptax seja parecido com o dólar comercial, existem diferenças relevantes entre eles. Confira a seguir as principais delas:

Dólar PtaxDólar Comercial
O dólar Ptax é a taxa de câmbio referência no mercado de câmbio brasileiro.O dólar comercial representa a cotação oficial da moeda americana, usado em transações comerciais
Equivale à média de valores do dólar americano apurada diariamente pelo Banco Central.É determinado pela oferta e demanda pela moeda estrangeira no mercado.
Os dados para o cálculo da Ptax são extraídos do Sisbacen.Sua cotação oscila ao longo do dia, devido ao regime de câmbio flutuante.

 

 

Como a Ptax afeta as suas finanças?

Os serviços cambiais, como transferências internacionais, compra de moeda em espécie e emissão de cartões de créditos são influenciados pela Ptax e isso reflete diretamente nas finanças dos brasileiros. 

Siga a leitura e conheça um pouco mais sobre as operações do mercado financeiro influenciadas pela Ptax.

Como a Ptax afeta as suas finanças?

 

Investimentos

Os ativos que possuem desempenho atrelado ao dólar americano são afetados pela Ptax.

Os fundos cambiais, os fundos de investimentos internacionais e os derivativos de câmbio, como os contratos futuros de dólar, são exemplos de ativos financeiros que utilizam a Ptax como referência.

 

Cartão de crédito

As administradoras de cartão de crédito costumam utilizar a Ptax nas operações que envolvem o dólar americano. 

Em paralelo, as instituições financeiras acrescentam os custos operacionais, como as taxas administrativas e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), encarecendo a operação de câmbio. 

Vale destacar que o percentual cobrado desse tributo é o mesmo (6,38%) para todas as compras no cartão de crédito internacional, independentemente da operadora.

 

Importação e exportação

Quanto mais alta estiver a taxa Ptax, maior será o custo de uma transação de importação. Isso resulta no aumento dos preços de produtos importados no Brasil, como a farinha de trigo, por exemplo. 

Por outro lado, esse movimento de alta favorece a exportação. Nele, as empresas nacionais que vendem seus produtos para outros países terão mais lucros.

 

Outros

A Ptax também influencia o dólar turismo e consequentemente no preço de viagens internacionais. O aumento dessa taxa faz com que as compras no exterior fiquem mais caras, sem falar que eleva o preço de passagens aéreas.

 

Como consultar a Ptax de hoje?

Diariamente, o Banco Central divulga a Ptax em sua página através de boletins diários, após as janelas de consultas aos dealers do mercado. Em geral, isso acontece às 13h30.

 

E a Ptax mensal?

A Ptax mensal é uma taxa média dos valores transacionados no mês no mercado de câmbio. Ela é utilizada como referência para liquidação de derivativos.

Por este motivo, essa taxa de câmbio costuma ficar mais volátil no último dia do mês, quando é definida a Ptax que será utilizada para os contratos futuros de dólar dos próximos 30 dias.

 

Considerações sobre a Ptax na prática

O dólar Ptax é uma referência para as operações no mercado cambial. Ele é calculado e divulgado pelo Banco Central em boletins diários.

Essa taxa influencia operações comuns do dia a dia, como a compra de produtos importados no cartão de crédito internacional, e negociações mais robustas, como os contratos de derivativos de câmbio.

Lembre-se também que a Ptax e o dólar comercial, embora pareçam a mesma coisa, não são. 

Ficou claro para você o que é e como funciona a Ptax? Saiba mais sobre o mercado de câmbio em nosso blog e conte com a Planner para fazer as suas operações de câmbio de maneira rápida, simples e prática.

Disponibilizamos completas soluções para que os valores cheguem a sua conta no Brasil com segurança e tranquilidade. Conheça os produtos de câmbio da Planner e garanta agilidade em suas transações. 

 

Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre o mercado de câmbio ou tire suas dúvidas em nossos canais de atendimento. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat