Como abrir uma conta bancária na Europa?

Está a procura de ampliar sua movimentação financeira em Euro? Abrir uma conta bancária na Europa ainda é uma das vias mais tradicionais de transações fora do Brasil.

Grande parte dos serviços bancários em diferentes países da zona do Euro é regulado pelo Banco Central Europeu e possuem regras rígidas que visam à proteção monetária e a segurança das instituições financeiras do bloco.

Nesse sentido, muitas vezes é preciso comprovar vínculo com uma autorização de residência ou uma atuação como pessoa jurídica em algum país europeu.

 

Siga a leitura para confirmar quais os caminhos mais viáveis para você abrir a sua conta na Europa.

 

Veja o que falaremos sobre este assunto:

É possível abrir conta na Europa estando no Brasil?

Quais os motivos para abrir uma conta bancária na Europa?

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta em banco na Europa?

Passo a passo para abertura de conta na Europa

Como funcionam os bancos na Europa?

Quais são os principais bancos da Europa?

Outras formas de realizar transações em euros

Vale a pena manter a conta aberta na Europa se eu estiver no Brasil?

Como fechar uma conta na Europa?

Considerações sobre como abrir uma conta bancária na Europa

 

Ao término deste conteúdo, você confere a adaptação do sistema financeiro europeu aos bancos digitais e outras opções disponíveis para a movimentação em Euro.

Como abrir uma conta bancária na Europa?

 

 

É possível abrir conta na Europa estando no Brasil?

Os brasileiros que desejam abrir conta na Europa sem sair do país precisam procurar uma instituição financeira que ofereça este tipo de serviço para não-residentes. 

De forma geral, os bancos tradicionais europeus são mais criteriosos. A maioria dessas instituições financeiras exige que o correntista tenha endereço fixo no país, por isso não é permitido que turistas abram conta, por exemplo.

Por outro lado, os bancos digitais são menos burocráticos e oferecem algumas facilidades, como ter um processo 100% on-line, realizado via site ou aplicativo, além de custos reduzidos. 

 

Quais os motivos para abrir uma conta bancária na Europa?

Vários são os motivos que levam os brasileiros a abrirem uma conta bancária na Europa. Entre os principais estão:

  • Construção de uma reserva em moeda estrangeira;
  • Expansão dos negócios para a Europa;
  • Diversificação internacional;
  • Envio e recebimento de remessas internacionais com simplicidade e segurança na zona do Euro;
  • Taxas de câmbio mais atrativas;
  • Redução do Imposto Sobre as Operações Financeiras (IOF);
  • Menos custos nas transferências para o exterior.

 

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta em banco na Europa?

As informações solicitadas para abertura de conta na Europa são semelhantes à requerida pelos bancos americanos. Basicamente as instituições bancárias exigem o documento de identificação internacional, no caso o passaporte, e o comprovante de residência na Zona do Euro.

Alguns bancos europeus exigem que o correntista apresente o Número de Identificação Fiscal (NIF). Esse documento equivale ao CPF no Brasil e serve para confirmar a sua relação com o país. Já outras solicitam a apresentação do comprovante de atividade profissional.  

Porém, cada banco possui as suas próprias regras para a abertura de conta, podendo exigir diferentes documentos, assim como as regulamentações podem mudar conforme os países da União Europeia. 

 

Passo a passo para abertura de conta na Europa

Para facilitar o processo de abertura de conta, siga o passo a passo abaixo:

  1. Pesquise as instituições bancárias que disponibilizam a abertura de conta para residentes e não–residentes no país;
  2. Tenha em mãos os documentos exigidos, como passaporte, comprovante de endereço e o NIF; 
  3. Atente-se às taxas de manutenção e escolha entre os bancos tradicionais e/ou bancos digitais;
  4. Avalie também os tipos de conta e qual delas melhor lhe atende;
  5. Preencha os formulários solicitados pelo banco;
  6. Faça o aporte inicial, caso seja uma exigência da instituição.

Se preferir, confira o conteúdo sobre “Como abrir uma conta bancária no exterior” e saiba mais sobre este assunto.

 

Como funcionam os bancos na Europa?

Os bancos na Europa, assim como em outros países, são utilizados para realizar desde operações básicas a investimentos mais robustos. 

A maioria das instituições oferece diferentes modelos de contas, com base no tipo de serviço disponibilizado, como:

Tipo de conta bancáriaCaracterísticas
Checking AccountsConta-corrente usada para suprir necessidades do dia a dia, como saques, transferências, cartão de débito, pagamento de boletos e recebimento de salário.
Savings AccountsConta poupança destinada a acumular recursos, ainda que seus rendimentos sejam baixos. Sua estrutura é semelhante à caderneta de poupança no Brasil.
Money Market AccountsUma combinação de conta-corrente e poupança.
Investment AccountsConta investimento utilizada para aplicações financeiras. Outros tipos de contas existem nessa categoria.

 

Para garantir a confiança e estabilidade financeira, as contas são protegidas em até 100 mil euros pelo Sistema Europeu de Seguro de Depósitos ou European Deposit Insurance Scheme (EDIS), em inglês.

Assim, em cenários de crise, que podem levar a um elevado volume de saques, os correntistas estão protegidos de uma possível falência dos bancos.

Quais são os principais bancos da Europa?

 

 

Quais são os principais bancos da Europa?

O Banco Central da Europa disponibiliza uma lista com todas as instituições autorizadas a atuar no mercado bancário europeu. A seguir, confira alguns dos principais bancos tradicionais e digitais com atuação no mercado europeu:

 

BNP Paribas

O BNP Paribas é um dos bancos mais tradicionais que lidera o setor na Europa. Atuante no mercado desde 2000, o BNP possui serviços e produtos personalizados. Contudo, os seus processos são mais criteriosos.

 

Banco Santander

O Santander é um dos bancos mais tradicionais e reconhecidos da Europa. Ele oferece desde serviços básicos, como emissão de cartão de crédito e débito, às negociações mais robustas. Seus processos são mais burocráticos, o que pode, em alguns casos, inviabilizar a abertura de conta.

 

Banco N26

O banco N26 é uma startup digital sediada em Berlim. Seu processo de abertura de conta é rápido e facilitado. A ausência de agências físicas faz com que este banco tenha menos custos com taxa de manutenção. A conta básica, por exemplo, disponibiliza até três saques gratuitos.

 

Banco Millenium

O Millenium é um banco português que disponibiliza contas bancárias para pessoas físicas e jurídicas na Europa. O processo de abertura de conta pode ser 100% digital, desde que atenda as exigências do banco. Você pode se dirigir a uma das agências localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Banco Revolut

O Revolut é uma fintech britânica ideal para quem precisa fazer operações básicas, como transferências e saques. Ele oferece custos atrativos, trabalha com outras moedas além do euro e permite que os seus clientes tenham acesso a criptomoedas.

 

Outras formas de realizar transações em euros

Aqueles que ainda não se sentem seguros para abrir uma conta na Europa, ou não possuem um alto fluxo de movimentações financeiras em Euros, podem optar por soluções que envolvem processos mais simples.

A Planner, por exemplo, disponibiliza aos seus clientes cartões de crédito pré-pagos. Com isso, é possível realizar suas operações e receber os recursos de onde estiver. A corretora também faz transferências internacionais com agilidade e taxas de câmbio competitivas.

 

Vale a pena manter a conta aberta na Europa se eu estiver no Brasil?

Manter uma conta na Europa mesmo estando no Brasil é uma alternativa para quem faz transações financeiras em Euros. 

A conta internacional permite que você reduza a carga tributária, visto que o IOF que incide sobre nas operações é de 1,1%

Outra vantagem é que você pode utilizar o cartão disponibilizado pelo banco para realizar saques em caixas eletrônicos na Europa com mais facilidade. Além de conseguir fazer a conversão do câmbio utilizando cotações mais atrativas.

 

Como fechar uma conta na Europa?

O primeiro passo para seguir com o encerramento de uma conta na Europa é solucionar qualquer pendência financeira que exista

Normalmente, as contas com saldo negativo não são finalizadas e as com saldo positivo, precisam informar o International Bank Account Number (IBAN) ou Número Internacional de Conta Bancária, em português, para onde o recurso deve ser transferido.

Com as contas livres de qualquer pendência, comunique ao banco o seu desejo de encerrar a conta.  É possível que algumas instituições solicitem um prazo para o fechamento da conta e a devolução dos cheques não utilizados.

 

Considerações sobre como abrir uma conta bancária na Europa

Ter uma conta bancária ativa na Europa pode ser uma facilidade na vida daqueles que tem objetivos como:

  • Viajar ou mudar para o país;
  • Fazer ou receber ordens de pagamentos em Euros;
  • Diversificar o patrimônio e construir um reserva financeira em moeda estrangeira.

Em geral, os processos são mais burocráticos nos bancos tradicionais, enquanto os bancos digitais tornam esse serviço mais acessível. 

Já os que negociam a moeda europeia com menor frequência, podem utilizar alternativas mais práticas, como os cartões de viagem.

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Europa, faça as suas pesquisas e escolha o banco europeu que melhor atenda as suas necessidades. 

Feito isso, conte com a Planner para realizar as suas operações de câmbio e garanta agilidade em suas transações internacionais. 

 

Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio e tire suas dúvidas. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros. As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat