Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos?

Se antes ter uma conta nos Estados Unidos era algo distante para muitos brasileiros, hoje esse processo está cada vez mais comum.

A digitalização facilitou a abertura de conta nos EUA e já é possível realizar todo o processo sem ter que sair do Brasil.

Portanto, se pensa em abrir conta em um banco americano, mas tem dúvidas e não sabe como começar, você está no lugar certo!

 

Confira como abordaremos esse tema: 

Por que abrir conta bancária nos EUA?

Passo a passo para abrir sua conta nos Estados Unidos

Tem algum banco melhor para abrir conta nos EUA?

Vale a pena manter a conta aberta nos Estados Unidos se eu estiver no Brasil?

Como fechar uma conta nos Estados Unidos?

Qual outra alternativa para realizar transações nos EUA?

Considerações sobre como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

 

Siga conosco por este conteúdo e confira as principais informações sobre como abrir uma conta nos Estados Unidos.

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos?

 

Por que abrir conta bancária nos EUA?

Ter uma conta nos EUA é uma alternativa viável e interessante para aqueles que precisam enviar e receber ordens de pagamentos em dólar

A conta internacional também facilita a vida de quem faz muitas viagens para o exterior ou deseja diversificar o seu patrimônio, seja em aplicações na bolsa de valores ou em imóveis.

Entre os benefícios de abrir uma conta bancária nos Estados Unidos estão:

  • Facilidade para realizar transações internacionais;
  • Utilização do câmbio comercial nas transferências;
  • Menor taxa de Imposto Sobre Operações Financeiras — IOF (1,1%), especialmente quando comparada a cobrança no cartão de crédito internacional (6,38%);
  • Manter uma reserva em dólar americano e conseguir sacar no exterior sem as taxas de conversão da moeda estrangeira.

 

Passo a passo para abrir a sua conta nos Estados Unidos

O processo de abertura de conta nos Estados Unidos muda de instituição para instituição, podendo ser mais ou menos burocrático. 

Entre os documentos necessários estão a apresentação de Documentos de identificação, como o passaporte ou carteira de habilitação (CNH), e comprovante de residência do Brasil. 

Para ter mais detalhes, confira o conteúdo sobre “Como abrir uma conta bancária no exterior”.

Com esses documentos em mãos, siga o passo a passo abaixo para abrir sua conta nos EUA:

  1. Pesquise e avalie as instituições bancárias disponíveis. Opte pela que melhor atender as suas necessidades e tenha solidez no mercado;
  2. Escolha o tipo de conta que utilizará. Assim como no Brasil, os bancos americanos oferecem conta poupança (saving account) ou conta-corrente (checking account);
  3. Caso o processo seja presencial, siga as orientações do profissional responsável pela abertura da conta. Agora se for digital, preencha corretamente todos os campos indicados pela instituição escolhida;
  4. Preencha o Know Your Customer (KYC), que em tradução livre significa “Conheça seu cliente”. Trata-se de um formulário que recolhe informações sobre o correntista. Logo, um instrumento de compliance, utilizado para segurança dos bancos.
  5. Faça o depósito mínimo inicial, caso seja exigido. Os valores variam de US$100 a quantias maiores, como US$10 mil.
  6. Preste contas com o governo brasileiro e evite cair na malha fina. No período da declaração do Imposto de Renda é preciso informar o valor que possui nos Estados Unidos. 

 

Tem algum melhor banco para abrir conta nos EUA?

A instituição financeira ideal para você abrir uma conta nos Estados Unidos é aquela que melhor atende as suas necessidades e oferece as melhores condições para o seu bolso.

Normalmente, os bancos americanos disponibilizam aos seus clientes cheques, cartão de débito e de crédito e, dependendo do volume financeiro movimentado, a isenção de cobrança de taxas de manutenção de conta.

Portanto, na hora de escolher, analise individualmente as opções disponíveis, os serviços e benefícios disponibilizados, assim como o histórico e a solidez da instituição. Isso certamente conduzirá você para a melhor decisão.

 

Vale a pena manter a conta aberta nos Estados Unidos se eu estiver no Brasil?

Se você viaja constantemente para o exterior, seja a trabalho ou turismo, investe nas bolsas de valores americanas ou prioriza as compras on-line, manter uma conta nos Estados Unidos é uma boa pedida.

Através dessa conta, você pode fazer uma reserva em dólar e evitar a variação cambial. Ela também pode ser utilizada para construir a sua reputação de crédito no país. 

Normalmente, os primeiros cartões de crédito oferecidos são pré-pagos. A medida que você se mostra um “bom pagador”, os bancos estornam o valor depositado como crédito e aumentam gradativamente seus limites, além de oferecer mais benefícios.

Passo a passo para abrir sua conta nos Estados Unidos

 

Como fechar uma conta nos Estados Unidos?

O encerramento de uma conta nos Estados Unidos é tão simples quanto a sua abertura.  Para seguir com o cancelamento, você deve resgatar o saldo disponível, caso tenha, e solicitar ao banco que encerre a conta. 

Muitas instituições financeiras já permitem que esse processo seja totalmente digital. No entanto, alguns bancos podem exigir que o encerramento da conta seja presencial. 

Neste caso, um procurador com poderes bancários pode ser uma alternativa para solucionar o problema. Outra opção é manter a conta totalmente zerada e sem movimentações. Após seis meses, ela será automaticamente cancelada.   

 

Qual outra alternativa para realizar transações internacionais nos EUA?

Segundo as novas regras do mercado de câmbio, o serviço de pagamento ou transferência internacional, também chamado “eFX”, agora pode ser prestado pelas corretoras de títulos e valores mobiliários, como a Planner.

Essas instituições podem utilizar suas contas no exterior para realizar transferências internacionais em moeda estrangeira. O Banco Central espera que essa medida traga “reflexos positivos na qualidade e nos custos praticados aos clientes”.

As plataformas digitais costumam ser menos burocráticas e acessíveis ao realizar essas transações internacionais. Na Planner, em um dia você consegue realizar toda a operação de câmbio, desde o cadastro até a transferência.

 

Considerações sobre como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos, avalie sua necessidade, assim como o ônus e o bônus de mantê-la ativa.

O processo de abertura costuma ser fácil, embora alguns bancos tradicionais ainda tenham processos mais rigorosos e burocráticos, podendo, inclusive, exigir que o trâmite seja feito presencialmente.

A boa notícia é que a nova regulamentação do mercado de câmbio ampliou o leque de prestadores de serviços. Agora as corretoras de valores, como a Planner, estão autorizadas a fazer as transações internacionais.

Portanto, conte com a Planner para realizar as operações de câmbio e garanta agilidade em suas transações. 

 

Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio e tire as suas dúvidas.

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros. As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat