Como abrir uma conta em banco no exterior?

Abrir uma conta bancária no exterior já foi algo complicado, mas as facilidades trazidas pelo mundo digital tornaram esse processo simples e prático

Os motivos para se ter uma conta em um país estrangeiro são muitos. Você pode utilizá-la para fazer pagamentos, investir em algum produto financeiro ou mesmo para sacar o dinheiro em espécie.

Se você pensa em morar fora do país ou precisa fazer transações utilizando moedas como dólar, euro, libra, continue conosco e saiba tudo sobre como abrir uma conta no exterior. Boa leitura!

 

Confira o que veremos no material:

Quem pode ter conta no exterior?

Quais são as vantagens em abrir uma conta no exterior?

Quanto custa abrir uma conta no exterior?

Existe um melhor banco para abrir uma conta no exterior?

Passo a passo para abrir uma conta fora do país pela internet

Contas estrangeiras precisam ser declaradas no Imposto de Renda?

Outras formas de fazer transferências internacionais

Considerações: vale a pena manter uma conta internacional?

 

Quem pode ter conta no exterior?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter uma conta internacional, desde que atenda às exigências e pré-requisitos deste tipo de operação.

Na maior parte dos países, não é preciso ser cidadão local ou residente para abrir uma conta bancária no exterior

No entanto, algumas instituições financeiras exigem o vínculo do cliente com o país em que ficam sediadas. 

 

Quais são as vantagens em abrir uma conta no exterior?

Nas contas internacionais, as transações utilizam a cotação inferior ao praticado no mercado de câmbio turismo.

Outra vantagem está na compra da moeda estrangeira através do cartão pré-pago, visto que a cobrança do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) é 6,38%. Na remessa enviada para sua conta internacional o IOF é de 1,1%, além de utilizar o  cartão de débito da conta.

Uma conta no exterior também facilita o relacionamento com clientes e parceiros de quem faz negócios em outros países. 

Você ainda pode utilizá-la para construir uma carteira de investimentos internacionais e diversificar seu patrimônio.

 

E os riscos?

A repatriação do dinheiro é o principal risco dos brasileiros que possuem conta no exterior. Nessa hora, é preciso atentar-se à taxa de câmbio, afinal ela impacta a conversão, principalmente, de grandes quantias.

Como abrir uma conta em banco no exterior?

 

Quanto custa abrir uma conta no exterior?

A abertura de conta no exterior costuma ser bem simples. Você pode optar por bancos tradicionais ou por bancos digitais, em que o processo é totalmente online. 

Os custos envolvidos variam conforme cada instituição. Em alguns casos, os bancos isentam os clientes com maior volume de movimentação em conta.

As instituições tradicionais normalmente são mais burocráticas e algumas até cobram taxa para a abertura da conta.

Isso faz com que os bancos digitais ganhem cada vez mais espaço, já que praticamente nenhum cobra pelo serviço.

 

Existe um melhor banco para abrir uma conta no exterior?

O melhor banco para se abrir uma conta no exterior é aquele que possui funcionalidades compatíveis com suas necessidades. 

Cada instituição possui suas particularidades. Algumas exigem um vínculo com o país de destino dos recursos, já outras oferecem cartão de crédito internacional. 

O banco Wise, por exemplo, oferece uma conta multimoeda, que permite receber e enviar recursos para mais de 80 países, além de converter seu dinheiro para mais de 50 moedas diferentes.

Por isso, na hora de escolher qual banco utilizar, liste todos os serviços que necessita, as instituições disponíveis, os custos envolvidos e tome sua decisão com base nessas informações. 

Caso você esteja em território brasileiro, busque por bancos que permitam a abertura de conta para não residentes.

Bancos que possuem conta internacional

A lista de bancos que permitem a abertura de conta internacional está em plena expansão. Ela se divide entre instituições nacionais e estrangeiras. Confira alguns dos principais bancos:

  • Nacionais:
    • Banco do Brasil S.A, único banco brasileiro que possibilita aos seus correntistas, inclusive do varejo, a abertura de contas internacionais;
    • Banco Bradesco, permite que brasileiros que estão temporariamente no exterior possam receber remessas. 
  • Estrangeiros
    • Santander: espanhol, que também opera no Brasil há alguns anos, permite abertura de conta no exterior para pessoas jurídicas;
    • N26: alemão, está presente em vários países da Europa e nos Estados Unidos;
    • Millenium BCP: português, que exige uma visita em uma das agências nas cidades do Rio de Janeiro ou São Paulo para a abertura da conta;
    • Chase: uma das principais instituições financeiras americanas, bastante conhecida pelos brasileiros que vão morar nos Estados Unidos;
    • Wells Fargo:  famoso banco americano, com uma grande rede de agências espalhadas pelo país.

Conheça os bancos que possuem conta internacional

 

Passo a passo para abrir uma conta fora do país pela internet

O processo de abertura de conta internacional tem se tornado cada vez mais simples e sem muita burocracia. Em resumo, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Faça um levantamento das instituições disponíveis e avalie as condições de cada uma, como o valor de depósito inicial e taxas de manutenção de conta;
  2. Escolha o banco de sua preferência e que melhor atende suas necessidades;
  3. Preencha os formulários online;
  4. Envie os documentos solicitados;
  5. Aguarde a aprovação dos dados e a conclusão do processo;
  6. Finalizada a abertura da conta, realize o depósito inicial de dinheiro.

Documentos necessários

Normalmente, os documentos necessários para a abertura da conta são: CPF, carteira de identidade ou motorista, cópia autenticada do passaporte.

Algumas instituições também podem pedir comprovante de endereço, certificado de reservista, carteira de trabalho, comprovante de rendimentos. Vai variar de instituição para instituição.

Esses documentos são geralmente enviados de forma digital, mas ainda existem bancos que pedem cópia física deles.

 

Contas estrangeiras precisam ser declaradas no Imposto de Renda?

Segundo a Receita Federal, uma conta bancária no exterior precisa constar na Declaração Anual de Imposto de Renda, informando os valores movimentados, independentemente da quantia.

A informação deve ser inserida na ficha Bens e Direitos — Depósito bancário em conta-corrente no exterior. Os dados básicos a serem preenchidos são:

  1. País onde foi aberta a conta;
  2. Saldo no dia 31 de dezembro do ano-base da declaração;
  3. Nome do banco;
  4. Agência;
  5. Número da conta.

Como declarar contas estrangeiras no Imposto de Renda 2022

 

Outras formas de fazer transferências internacionais

A regulamentação cambial e de capitais internacionais foi aperfeiçoada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil (BC). As mudanças envolvem as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio relacionados a pagamentos e transferências internacionais.

A regulamentação em vigor permite outras formas de envio de recursos para o exterior. É o caso das plataformas digitais, incluindo algumas corretoras de valores autorizadas a operar câmbio.

Em geral, essas instituições oferecem mais agilidade na realização das transferências, o que as torna mais competitivas. Por exemplo, na Planner você consegue fazer o cadastro e executar sua operação de câmbio no mesmo dia.

As transferências internacionais também podem ser feitas por intermédio dos Correios ou por cartões internacionais.

 

Considerações: vale a pena manter uma conta internacional?

Abrir e manter uma conta no exterior tornou-se mais acessível aos brasileiros.  Nela você pode depositar seu dinheiro em reais e converter para a moeda estrangeira com praticidade e segurança, sem falar das vantagens na cobrança de IOF e no uso da cotação comercial.

Portanto, as contas internacionais valem a pena tanto para quem pretende viajar a negócios, turismo ou estudos, quanto para aqueles que precisam fazer transações comerciais.

Agora que você já sabe como abrir uma conta no exterior, faça as suas pesquisas e escolha a instituição que melhor lhe atenda. 

Feito isso, conte com a Planner para realizar suas operações de câmbio e garanta agilidade em suas transações. 

Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio e tire suas dúvidas. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat