Por que o dólar sobe e desce no Brasil?

Por que o dólar sobe e desce no Brasil?

O dólar é a moeda mais sólida do mundo e tornou-se uma referência para as transações internacionais. Não é atoa que os jornais divulgam a todo momento, informações sobre os preços da moeda americana.

As variações na cotação do dólar impactam desde o desempenho dos investimentos ao preço dos alimentos e da gasolina, exigindo assim a atenção dos brasileiros. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e descubra porque o dólar sobe e desce no Brasil.

 

Confira o que veremos neste material:

Saiba o porquê do dólar subir tanto

E quando o dólar cai?

Porque a moeda americana é referência na variação cambial?

Como o sobe e desce do dólar afeta os brasileiros

Guerra na Ucrânia: como fica o dólar agora?

Qual é o impacto da variação do dólar nos investimentos em 2022?

Considerações

 

Saiba o porquê do dólar subir tanto

Em geral, o preço do dólar sobe quando a demanda pela moeda é alta. Na prática, quando os brasileiros compram mais dólares, eles estão contribuindo com a valorização da moeda frente ao real. Mas esse não é o único motivo para o dólar subir.

Outros fatores também contribuem para o movimento de alta da moeda, como a instabilidade econômica e fiscal do Brasil, a balança comercial (volume de exportação e importação), as taxas de juros americana e brasileira, a percepção de risco, entre outros.

Em cenários de alta de juros nos Estados Unidos, por exemplo, a procura pela moeda norte-americana se intensifica, favorecendo a cotação do dólar. 

O mesmo acontece em períodos de crise, nos quais os investidores optam por ativos que transmitem mais segurança, como é o caso do dólar americano. Consequentemente, isso contribui para a valorização da moeda.

Porque o dólar sobe e desce no Brasil?

 

E quando o dólar cai?

Basicamente, o dólar se desvaloriza em relação ao real quando a procura pela moeda, por algum motivo, diminui e a oferta de dólares se sobressai.

Entre os fatores que contribuem com esse movimento de queda, estão os ciclos de alta da taxa básica de juros do Brasil, a Selic. 

Com juros mais atrativos, o interesse dos investidores estrangeiros aumenta e a tendência é que eles injetem mais capital na economia brasileira.

Neste caso, como a quantidade de dólares circulando será maior que a procura, o preço da moeda estrangeira diminui. O dólar também recua quando as exportações superam as importações.

 

Porque a moeda americana é referência na variação cambial?

A solidez da economia dos Estados Unidos tornou o dólar a moeda mais estável e segura do mercado, utilizada como reserva cambial pelos principais países.

Isso explica porque o dólar americano é considerado referência na variação cambial. Ele tornou-se líder do mercado de câmbio após a Primeira Guerra Mundial. Antes, a moeda referência no mundo era a libra esterlina, devido às reservas de ouro da Inglaterra.

Desde então, o dólar americano é a referência monetária. No Brasil, por exemplo, quando o governo ou empresas negociam com outro país, o dólar é a moeda utilizada para o pagamento das transações.

 

Como o sobe e desce do dólar afeta os brasileiros

Engana-se quem pensa que somente aqueles que fazem transações internacionais, compram produtos estrangeiros ou possuem investimentos em dólar é que estão expostos à variação dessa moeda.

Na verdade, o sobe e desce do dólar afeta tanto as transações comerciais, quanto as de turismo. Confira como:

 

  • Dólar comercial

O dólar comercial é o câmbio usado como base para as transações internacionais, como as exportações e importações, e outras movimentações comerciais. 

Quando ele sobe, o preço do pão francês também aumenta, por exemplo. Isso acontece porque algumas matérias-primas são importadas, como é o caso do trigo. Produtos como o café, a carne e o açúcar também são sensíveis às variações do dólar.

 

  • Dólar turismo

O dólar turismo é usado para viagens ou compras no exterior e normalmente adquiridos no formato de dinheiro em espécie.

Os cenários de alta do dólar exigem mais planejamento por parte dos turistas, afinal a variação cambial reflete no preço das passagens aéreas e das hospedagens. Vale destacar que o fluxo de turistas para o Brasil ou para o exterior influencia a formação de preço do dólar turismo.

Guerra na Ucrânia: como fica o dólar agora?

 

Guerra na Ucrânia: como fica o dólar agora?

As crises financeiras, sejam elas de origem sanitária ou política, trazem volatilidade aos mercados e causam impacto nos investimentos em cadeia mundial.  

O atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia aumentou a percepção de risco do país e contribuiu para que a moeda americana tivesse variações bruscas de preço.

O aumento do risco em mercados emergentes faz com que muitos investidores aloquem seus recursos financeiros em economias fortes e estáveis, gerando alta demanda por dólar. 

A escalada de tensão geopolítica dificulta prever como o câmbio se comportará nos próximos meses. Esse mercado é extremamente sensível e um possível acordo entre os dois países pode mudar totalmente o cenário. 

Em paralelo, deve-se considerar o atual movimento de alta dos juros brasileiros para controlar a inflação, o que também reflete na cotação do dólar.

 

Qual é o impacto da variação do dólar nos investimentos em 2022?

A variação do dólar afeta positiva ou negativamente determinadas aplicações financeiras. 

Em cenários de desvalorização da moeda americana, a inflação tende a ser melhor controlada e isso reflete nas aplicações em renda fixa, especialmente em títulos atrelados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como o Tesouro IPCA+.

Já em períodos de alta do dólar, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, costuma ter um movimento inverso. Neste caso, o índice desvaloriza e a maioria dos ativos negociados nele também, com exceção das ações de empresas exportadoras.

Os ativos atrelados ao dólar, como fundos cambiais, também são sensíveis às variações da moeda. Assim, ficar atento às oscilações do dólar diariamente é fundamental para descobrir o melhor momento para comprar, vender ou fazer investimentos no mercado financeiro.

 

Considerações

A variação cambial é um tema importante não só para quem investe, tem negócios no exterior ou viaja para turismo. Na verdade, todos precisam atentar-se aos efeitos do sobe e desce do dólar em coisas simples do dia a dia.

De maneira geral, as flutuações do dólar no Brasil são baseadas na oferta e na demanda pela moeda americana. Assim, quando há muita oferta, o preço do dólar cai e quando há muita demanda, o preço sobe.

Agora que você já sabe porque o dólar sobe e desce no Brasil, planeje-se para fazer suas operações de câmbio com a Planner. 

Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio e tire suas dúvidas.

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat