Macroeconomia – Comentário Periódico (26 de Dezembro de 2023)

Comentário Periódico (26 de Dezembro de 2023)

Ao mudar a percepção global, com a posição “dovish” do FED entusiasmando, fica a prudência pós recuperação dos mercados. À luz do excelente PIB do 3T23 dos EUA, com revisão final de 4,9%, por conta de investimentos gerais, construções residenciais, aquisição máquinas e altos gastos dos consumidores, de 3,6%, e mesmo a robustez de emprego seja por oferta, JOLTS; geração de vagas, Payroll de novembro de 199 mil; ou taxa de desemprego de 3,7%, de 3,9% anterior, o receio é a magnitude da desaceleração em 2024.

Os níveis contracionistas das taxas de juros (5,25% / 5,5%) a muito tempo não convivido pela economia, se fez necessário pela alta inflação, aumento do déficit público e contribuição dos fartos benefícios por conta da pandemia, não muito longe de se exaurirem. O contexto seria uma rápida reversão dessa bonança, com uma antecipação agressiva dos mercados, que implicariam em quanto tempo necessário para o real equilíbrio.

O fim do ciclo de alta das taxas de juros já era perceptivo pelos CPI’s, PPI’s, produção industrial e seguro desemprego, reforçado pelo Livro Bege que mostrou desaceleração ampla, consumidores sensíveis ao repasse de custos e demanda reduzida de empresas por mão ora. O CPI de 0,1% em novembro, após estabilidade em outubro, assim como vendas varejo, 0,3%, pós revisão para -0,2% em outubro, e PCE de -0,1%, não alterou o indício de que a Ata FOMC de 01/11 fizesse menção a expectativa de forte desaceleração do PIB 4T23, cujo risco maior visto pelo Colegiado agora está na atividade e não na inflação. […]

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia - Comentário Periódico (26 de Dezembro de 2023)

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat