Macroeconomia – Comentário Periódico (18 de Outubro de 2023)

Comentário Periódico (18 de Outubro de 2023)

No momento de definições de “quando iniciar o ciclo de cortes das taxas de juros”, já evidente inclusive por discursos dos membros do BCE e do BoE, a relação Petróleo x Israel x Hamas guarda estrita dependência dos coadjuvantes fronteiriços grandes produtores. O alto risco a partir do Líbano com o Hezbollah e escalada de embates na Cisjordânia, de respostas a Israel, pode comprometer políticas monetárias já bem encaminhadas.

Podemos considerar que as cotações do petróleo ainda não explodiram por conta do grande envolvimento de personalidades mundiais, cujo exemplo maior está na ida de Joe Biden ao campo de batalha. Infelizmente nem todos os olhos ou preocupações estão voltados à guerra e atrocidades de ambos os lados, mas sim na mutação induzida da nova geopolítica mundial, de interesse Rússia / China x EUA, depois União Europeia.

Com a “outra guerra” em “stand by”, ainda assim a atividade econômica mundial vem mostrando bons resultados que impressionam, com a desinflação sob ataque das commodities. Nos EUA a produção industrial (0,3%) e vendas no varejo (0,7%) em setembro subiram consideravelmente em relação as expectativas, assim como a China mostrou uma evolução anualizada do PIB no 3T23 (4,9%) e sobre o 2T23 (1,3%) muito satisfatória, com uma taxa de desemprego caindo a 5%, de 5,2%, motivando aquele consumidor de hábitos frugais pós pandemia, regado a estímulos que não atacam o problemático e arriscado setor imobiliário. […]

 

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia - Comentário Periódico (18 de Outubro de 2023)

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat