Macroeconomia – O PIB, o Orçamento e os Fundamentos (01 de Setembro de 2023)

O PIB, o Orçamento e os Fundamentos (01 de Setembro de 2023)

A grata surpresa do PIB no 2T23 sobre o 1T23, apesar da desaceleração, veio na verdade em várias frentes. A inesperada alta na Indústria, com destaque para a extrativa, mesmo com a Indústria de transformação (60%) ainda irrisória, a manutenção ainda importante do desempenho em Serviços (70% PIB), associada ao bom desempenho no Consumo das Famílias, refletindo os programas sociais (Bolsa Família / Benefício extra), que de certa forma contribuíram para a manutenção do consumo cativo e “sem medo” diante também do momento desinflacionário. Agrega-se o Programa Desenrola que deve contribuir ainda para uma melhor situação para o consumidor no 3T23.

A pequena queda na Agricultura também contribuiu, evidenciando a excelente safra e a colheita não só da soja (60% no 1T23) como de outras culturas no 2T23. O Consumo do Governo, destacando-se a retomada de obras paralisadas, com expectativas agora para o reflexo do relançamento do PAC.

No contexto ruim, a queda de 0,1% da FBCF incomoda ao pensarmos no futuro e a estagnada taxa de investimento de 17,2%, ainda muito sensível ao ambiente político / fiscal. Para o 3T23 fica marcada as condições da atividade econômica nacional, que deve dar continuidade a essa dinâmica crescendo 0,7% em relação ao 2T23. O carrego estatístico agora está em torno dos 3% em 2023 […]

 

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia - O PIB, o Orçamento e os Fundamentos (01 de Setembro de 2023)

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat