Macroeconomia – O momento delicado da China (25 de Agosto de 2023)

O momento delicado da China (25 de Agosto de 2023)

A economia chinesa em 2023, num primeiro momento, observou forte crescimento, de 4,5% anualizado no 1T23, embalado pelas surpreendentes vendas no varejo que depois de 2 anos apresentou alta superior a 10% em março, e um PMI de Serviços se destacando com a volta da mobilidade da população. Esse desempenho na verdade refletiu a retirada das fortes medidas restritivas visando Covid Zero, que muito penalizaram trimestres anteriores. Por outro lado, como base de desenvolvimento, a China tinha no setor imobiliário, 29% do PIB, uma forma de sustentar os fortes crescimentos econômicos, até então inabalados.

A evidência dos problemas no setor imobiliário ganhou notoriedade a partir de 2021 quando uma das maiores incorporadoras chinesas, a Evergrande, deu seus primeiros sinais de problemas de liquidez, fato à época nem tanto alarmado pelo governo chinês, que de início visou soluções internas no setor, como por exemplo “usar o próprio bolso ou patrimônio” dos donos das incorporadoras como alternativa.

Ao mesmo tempo, os hábitos “frugais” da população ao longo da pandemia se firmaram e comprometeram a recuperação. A evolução do PIB no 2T23 de 6,3% anualizada, muito em função da baixa base comparativa de 2022 por conta dos muitos lockdowns, mostrou evolução sobre o 1T23 de apenas 0,8%, este evoluindo 2,2% sobre o 4T22, muito em função das baixas vendas no varejo e investimentos privados.

Ao longo da pandemia o que se assistiu foi um governo se mobilizando em ajudar as empresas e sua produção com estímulos frequentes, ao mesmo tempo em que suas Províncias se endividavam e sua população era desassistida.[…]

 

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia - O momento delicado da China (25 de Agosto de 2023)

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat