Macroeconomia – Comentário Periódico (16 de Agosto de 2023)

Comentário Periódico (16 de Agosto de 2023)

A tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assim como a proclamação do Arcabouço Fiscal, de volta do Senado à Câmara com modificações, aguardam acomodação partidária pelo governo, como forma de ancorar uma base política de sustentação. Na verdade, isso não é nada bom, pois o Arcabouço não entra em vigor, atrasa toda nova dinâmica arrecadatória, metas instituídas e demonstra o risco de se perenizar tal procedimento.

Enquanto isso, a arrecadação federal em junho alcançou R$ 180,5 bilhões, queda real de 3,4%Y. Pelo Tesouro Nacional a arrecadação prevista no Arcabouço Fiscal prevê a necessidade permanente de aumento de até 1,7 pp para cumprir as metas. Diante disso, o agravante é que se projeta uma desaceleração de zero a 0,3% do PIB no 2T23 / 1T23 e contínua no 2S23. O IBC-Br já apontou -2% em maio e +0,6% em junho.

Até abril de 2023 o movimento da atividade veio do setor da agropecuária, grande responsável pela forte alta inesperada no 1T23, o que parece ter se esgotado. Observou-se ligeiro avanço no fluxo de veículos pesados nas estradas, queda na expedição de papel ondulado para embalagens, efeito positivo temporário em vendas de veículos, atacado especializado (alimentos / bebidas) minimizando maior queda no varejo por conta da mudança no perfil do consumidor, indústria extrativa impedindo maior impacto negativo, mas indústria de transformação em trajetória de queda, especialmente pela contração de bens de capital. […]

 

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia - Comentário Periódico (16 de Agosto de 2023)

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat