Top 10 principais moedas do mundo

O dólar é conhecido por estar entre as principais moedas estrangeiras e compor grande parte das reservas mundiais, sendo uma referência para transações comerciais. Mas você sabia que a moeda americana não foi a que mais se valorizou no último ano?

Outras unidades monetárias apresentaram uma valorização muito maior, como o rublo russo, Dinar da Jordânia e, até mesmo, a moeda brasileira.

Portanto, se você tem interesse em realizar negócios no mercado de câmbio, precisa ficar atento não apenas ao dólar, mas, também, às outras principais moedas do mundo.

A seguir, vamos conhecer as moedas estrangerias mais relevantes para as transações internacionais e economia mundial.

 

Veja como abordaremos esse tema:

Como o valor da moeda de um país é definido?

Quais são as principais moedas do mundo?

Qual moeda mais valorizou em 2022?

O dólar americano é a moeda mais forte do mercado?

Considerações sobre as principais moedas do mundo

 

Siga a leitura e saiba mais sobre as principais moedas do mundo.

Top 10 principais moedas do mundo

 

Como o valor da moeda de um país é definido?

Cada país ou bloco econômico tem a sua própria moeda (divisa). O valor delas é definido pela taxa de câmbio, que diz o quanto uma unidade monetária vale em relação a outra.

Essa taxa se altera com frequência e pode ser observada diariamente na cotação emitida pelo Banco Central. Seu valor é calculado conforme a política cambial de cada país, podendo seguir regimes distintos, como: 

  • Câmbio fixo: cuja taxa é geralmente definida pelos bancos centrais;
  • Câmbio flutuante: que acompanha os preços do mercado, formados segundo a oferta e demanda;
  • Câmbio deslizante ou sujo: fica entre o câmbio fixo e flutuante. Nele, as instituições governamentais podem intervir em dados momentos para manter as suas expectativas em relação ao câmbio.

Na implementação do Plano Real, em 1994, o Brasil praticou o câmbio fixo e, na época, uma unidade de real equivalia a uma unidade de dólar. 

Desde 1999, o câmbio flutuante é a política cambial oficial. Contudo, para alguns especialistas, o país pratica o câmbio sujo, visto que o BC intervém no mercado, fazendo compras e vendas de moedas baseado em seus critérios.

 

Quais são as principais moedas do mundo?

As moedas são classificadas conforme o nível de reservas monetárias internacionais, seu histórico e fatores econômicos dos países. A seguir, confira as dez moedas estrangeiras mais conhecidas e utilizadas ao redor do mundo:

Moeda

País de origem

1Dólar americano(USD)Estados Unidos
2Euro(EUR)Países da Zona do Euro
3Iene(JPY)Japão
4Libra Esterlina(GBP)Reino Unido
5Franco Suíço(CHF)Suíça
6Dólar Canadense (CAD)Canadá
7Dólar Australiano (AUD/NZD)Austrália
8Rand(ZAR)África do Sul
9Yuan(CNY)China
10Peso Argentino (ARS)Argentina

 

O dólar americano é a moeda mais usada em negociações em todo o planeta. Já o euro tem a segunda maior reserva cambial registrada, ficando atrás apenas da unidade monetária norte-americana.

A moeda oficial do Japão, o iene, está entre as divisões mais utilizadas em relações internacionais, assim como a libra esterlina, uma das moedas mais antigas e valorizadas do mundo.

O franco suíço, o dólar canadense e o dólar australiano também figuram entre as principais divisas por estarem relacionadas a países com uma economia forte. 

Por fim, rand, yuan e peso argentino estão na lista por representarem unidades monetárias com um consolidado histórico, ainda que países como Argentina e Turquia, por exemplo, estejam passando por situações econômicas complexas nos últimos anos.

 

Qual moeda mais valorizou em 2022?

O rublo russo, seguido pelo real brasileiro, foi a moeda que mais se valorizou em 2022. Mesmo diante da guerra travada com a Ucrânia e as sanções econômicas impostas ao governo da Rússia, a divisa alcançou a marca histórica de 0,007 rublos por dólar, em 7 de março do ano.

Em terras brasileiras, o boom das commodities e a desvalorização do real no ano passado, segundo a CNN, são algumas das razões para levar a unidade ao posto de uma das divisas mais valorizadas do ano de 2022.

Além destas, outras moedas vêm ganhando destaque no cenário econômico global devido às suas altas valorizações, como:

  • Dinar do Kuwait
  • Dinar do Bahrein
  • Rial de Omã
  • Dinar da Jordânia

Estas divisas tiveram grande valorização em relação ao dólar nos últimos períodos. Isso deve-se ao fato de que as unidades monetárias estão relacionadas a países com forte mercado de petróleo e que, portanto, exportam a commodity em dólar para outros lugares.

Esses países recebem grande quantidade de divisas dos EUA, devido aos altos índices de exportação em moeda americana. Dessa forma, a moeda nacional passa a ser valorizada em relação ao dólar.

Vale ressaltar que o dinar do Kuwait, do Bahrein e da Jordânia, além do rial de Omã, não têm grande representatividade no mercado internacional, embora tenham apresentado uma valorização significativa em relação ao dólar.  

 

E as criptomoedas?

De acordo com a Statista, fornecedora líder de dados do mercado, as moedas digitais que mais tiveram valorização em 2022 (até então) foram:

CriptomoedaPreço em dólar americano¹Variação no período²
Chiliz (CHZ)$0.2142.70%
Evmos (EVMOS)$2.5742%
NEXO (NEXO)$1.0337%
GMX (GMX)$54.9725.30%
DeFiChain (DFI)$1.1816.30%
EOS (EOS)$1.4515.70%
Cosmos Hub (ATOM)$12.6515.50%
Celsius Network (CEL)$1.4411.20%
Osmosis (OSMO)$1.2010.50%
Tokenize Xchange (TKX)$5.406.50%

¹ Em 05/08/2022

² Acumulado entre os dias 05/08/2022 e 05/09/2022

 

Mas atenção: as criptomoedas não são regulamentadas por nenhuma autoridade monetária, possuindo critérios de valorização diferentes. Logo, não podem ser comparadas com as moedas tradicionais.

 

O dólar americano é a moeda mais forte do mercado?

O dólar americano é, na realidade, a unidade monetária com maior volume de negociações em todo o mundo

Isso deve-se, especialmente, à Conferência de Bretton Woods, na qual foram realizados acordos que formalizaram a divisa dos EUA como a principal moeda a ser utilizada no mercado de câmbio.

Dessa forma, as operações entre diferentes países deixaram de utilizar o ouro como parâmetro e passaram, então, a usar os dólares americanos para a comparação de valores.

Desde então, a moeda dos Estados Unidos tornou-se a divisa com o maior número de reservas cambiais do planeta, com um grande peso na economia global.

Ainda que a sua participação tenha caído nos últimos anos, a moeda dos EUA continua representando cerca de 60% de todas as reservas globais, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). 

 

Considerações sobre as principais moedas do mundo

Ao longo deste conteúdo, você pode conferir que a política cambial, definida pelo governo, estabelece como será a taxa de câmbio, ou seja, a relação de preço entre moedas de origens distintas.

O dólar americano é a principal referência para transações comerciais e de turismo, consequentemente a moeda mais importante do mercado de câmbio. Contudo, ele nem sempre lidera as maiores altas.

Em 2022, por exemplo, algumas moedas mundiais menos conhecidas, como o Dinar do Kuwait, e até o real apresentou alta valorização, superando o dólar. 

Portanto, se você tem interesse no comércio internacional, esteja atento as variações das principais moedas do mercado financeiro.

Quer saber mais sobre câmbio? Continue acompanhando o blog da Planner e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Aproveite para conhecer nossa calculadora de moedas e planeje suas operações internacionais com segurança e facilidade. 


Confira as perguntas mais frequentes no FAQ sobre câmbio e tire suas dúvidas. Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros. As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat