CSN – Relatório de Análise

Uma soma de fatos positivos

A CSN vive um excelente momento, com os preços do aço e do minério de ferro em alta, expectativa de aumento das vendas dos dois produtos, redução da dívida e a abertura de capital dos segmentos de mineração e cimento.  Isso tudo vai levar a um expressivo incremento da rentabilidade com a diminuição do endividamento, que sempre foi um ponto de risco da empresa.  Por isso, revisamos nossas projeções e temos um novo Preço Justo em R$ 44,00 por ação para CSNA3, com recomendação de Compra.  Estas ações já subiram muito por todas as expectativas positivas comentadas, com alta de 173,3% nos últimos doze meses e 21,7% somente em 2021.  Por conta disso, o potencial de alta não é elevado, mas acreditamos que o mercado vai continuar buscando a ação, em função dos bons resultados esperados e dos IPOs que devem ocorrer proximamente.

  • Preços do aço: As altas do produto no exterior, a desvalorização do real e a necessidade da recomposição de custos, levaram às fortes elevações dos preços no mercado interno. Estimamos que os preços de aço da CSN no 4T20 tenham apresentado um aumento de 11%, comparado ao trimestre anterior.  Para o 1T21, já foram anunciadas correções médias de 5% para o início de janeiro, 10% em 10 de janeiro e mais 5% a partir de 10/fevereiro;
  • Produção e Vendas: A empresa estimou que venderá em 2020 um total de 4,8 milhões de toneladas de aço (+5,1% em relação ao ano anterior) com a produção de minério em 33 milhões de toneladas (-14,4%). Em 2021, o volume vendido de aço pode bater 5,2 milhões de toneladas (+8,3%) e a produção de minério deve ficar na faixa de 38-40 milhões t. (+18,2%);
  • Aumentos para as montadoras: Os preços do aço vendido para as montadoras de veículos têm correção anual, sendo que o aumento em 2021 ficará na faixa de 30% – 35% para os zincados e entre 40%-45% nos laminados a quente e já está valendo desde o dia 1/janeiro. As vendas da CSN para montadoras ficam próximas de 15% do volume de aço colocado no mercado interno;
  • Vendas de aço no Brasil: O volume de aço vendido entre janeiro e novembro do ano passado no mercado interno, segundo o Instituto Aço Brasil (IABr) cresceu 0,3%, revertendo as fortes perdas ocorridas no 2T20, principalmente. Para 2021, o IABr está prevendo um crescimento de 5,3% na comparação com 2020 nas vendas internas, o que é uma expectativa muito positiva para o setor.

Clique para acessar:
CSN - Relatório de Análise


Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat