Oportunidade – Mercado de Ações

O momento difícil e conturbado pelo qual a economia mundial está passando em função do COVID-19, tem provocado muita ansiedade e dúvidas em todas as pessoas e em todos os mercados financeiros do mundo. Nossa sociedade já passou por diversas adversidades, 1ª Guerra Mundial, Crash de 29, 2ª Guerra Mundial, epidemias como Variola, gripe aviária, gripe suína, dentre outras. Tivemos também o estouro da bolha da Nasdaq, crise das hipotecas em 2008 e no Brasil, o Impeachment da Dilma. Hoje o mundo enfrenta um novo desafio para superar e como todos, acreditamos que em breve teremos remédios e vacina que irá erradicar o problema atual. Na China, o epicentro do COVID-19 onde 81.496 pessoas foram infectadas, os resultados divulgados até agora foram bem satisfatórios e 72.819 pessoas já tiveram recuperação total. Até lá vamos seguindo as recomendações da OMS e dos governantes sobre como lidar com a pandemia.

Neste ambiente de incertezas, os preços dos principais ativos pelo mundo sofreram fortes quedas e, particularmente no principal índice de ações brasileiro o Ibovespa, as quedas foram sem precedentes.

Conforme artigo publicado no Jornal Valor Econômico, toda crise gera oportunidades de investimento e os atuais preços das ações de companhias brasileiras, ainda que o cenário conturbado demanda muito cuidado no aspecto individual e coletivo, estão em níveis extremamente descontados e em muitos casos, precificadas abaixo do valor patrimonial das empresas.

Com a estabilização, novos ciclos de crescimento e prosperidade virão. Historicamente os momentos de grande crise não são indicados para vender suas posições, pelo contrário, na maioria das vezes tem se mostrado momentos de boa oportunidade de investimento.

Em nosso trabalho de análise da conjuntura e das empresas que compõe as carteiras de nossos clientes, identificamos potenciais oportunidades de investimento nos vários setores da economia.

Dentre estas oportunidades, destacamos algumas ações de empresas sólidas e líderes de mercado, com excelente time de gestão e que no momento tem suas ações cotadas a preços inferiores ao seu valor patrimonial. Em algumas delas a geração de lucro de apenas 2 anos, supera o valor do investimento nos preços de mercado atuais.

Neste estudo, selecionamos um grupo de ações que apresentam boa oportunidade de compra segundo os critérios abaixo:

i) Liquidez: empresas com bom volume de negociação diário

ii) Rentabilidade sobre o patrimônio: as empresas selecionadas apresentam uma rentabilidade média de 12,2% ao ano (acima da taxa Selic que está em 3,75% ao ano)

iii) Dividendos: as empresas selecionadas distribuíram dividendos anuais em média de 8,6% ano (último ano)

iv) Valor de Mercado/Patrimônio (P/VPA): as empresas selecionadas apresentam valor de mercado inferior ao seu próprio valor patrimonial

 

    Fonte de dados: Economatica                            data base: 19/03/2020

Claro que não se trata de recomendação de compra ou investimento, mas sim da constatação que a preços atuais, empresas sólidas, com geração de caixa, rentabilidade acima do CDI e boas pagadoras de dividendos podem se configurar boas opções de investimento se estiverem de acordo com seus objetivos e perfil de risco.

Fique a vontade para nos consultar sobre essas oportunidades, bem como para falarmos sobre a sua atual carteira de investimentos

Fonte: Jornal Valor Econômico https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/03/23/crise-abre-oportunidades-para-investir.ghtml


DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora. As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18: O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.