PIB e Arrecadação, uma relação quase perfeita

Alerta para a baixa Herança Estatística

A atividade econômica observada no 4º trimestre de 2018 não foi nada inspiradora para o início de 2019, visivelmente fraca, e o reflexo disso no 1T19 será firme, ou seja, o resultado será desanimador. Passada as eleições presidenciais o empresário e o consumidor não apareceram de forma empolgante, esperando fatos concretos. Pesquisas preliminares como o próprio IBC-Br do Banco Central (BC), como o Monitor do PIB da FGV demonstram esse desempenho. Com isso, expectativas estão sendo revistas.
Detalhe interessante é o Índice de Incerteza da Economia (IIE) da FGV, que segundo observadores está elevado e nunca se sustentou acima de 110 pontos por tanto tempo. Ou seja, apesar da queda de 1,5 ponto percentual de dezembro para janeiro, situando-se em 111,5 pontos, o IIE está nesse nível desde outubro de 2018. Logo, é fácil perceber que há muita dúvida sobre as reformas, basicamente a da previdência, e o relacionamento novo governo / Congresso Nacional.
Há também um elemento importante sobre percepção econômica que é a “Herança estatística” ou “Carry over” sobre o PIB, positiva ou negativa, passada de um ano para o outro. Ou seja, supõe-se que a produção de bens e serviços não se expanda, mas se limite a repetir, a cada trimestre, o volume atingido entre outubro e dezembro do ano anterior. Este conceito ainda é pouco difundido, o que resulta em uma distorção de informações, já que em determinado ano o resultado oficial pode ficar muito acima da realidade, bem como muito abaixo.
Para 2019 tem-se a ideia de que pelo IBC-Br, que fechou 2018 em 1,15%, a herança estatística é muito baixa, já que houve crescimento de 0,2% no 4T18, ante 1,7% do 3T18, que expressou a expansão sobre um 2T18 influenciado pela greve dos caminhoneiros. Isso acaba agregando a alta taxa de desemprego e o desequilíbrio das contas públicas que impedem um maior ritmo de atividade econômica.
Já o Monitor do PIB da FGV demonstrou crescimento de 1,1% da atividade econômica em 2018, muito próximo ao observado em 2017, refletindo fatores já conhecidos, com a lógica consequência de cautela e retração de investimentos e consumo por parte de empresários e população. Em dezembro o PIB caiu 0,4% em relação a novembro e a dezembro de 2017. Já o Consumo das Famílias retraiu-se 1% em dezembro sobre novembro e 0,3% em relação a dezembro de 2017. Com relação a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 2,2% em relação a novembro e 1,8% sobre dezembro de 2017.
Pelo Monitor, apesar de todos os percalços, aos poucos a economia se recuperou. Em 2018 o Consumo das Famílias subiu 1,8%, de 1,4% em 2017, a FBCF subiu 3,7%, de uma queda de 3,7% em 2017, Serviços alta de 1,34%, de 0,5% em 2017, Construção queda de 2,4%, de queda de 7,5% em 2017.
Por enquanto, está nas reformas o grande trunfo do governo em promover confiança, o que geraria emprego e investimentos e estimularia consumo. Contudo, novamente o lado político entra em cena, com a capacidade do novo governo sendo colocada a prova no relacionamento com o Congresso e com a Família.
Neste início de ano, janeiro e fevereiro não apresentam sinais de grandes investimentos ou maiores contratações que diferenciem 2018 de 2019.

PIB e Arrecadação, uma relação quase perfeita

Índice

Arrecadação
Após recuperação, ganhos marginais a partir de agora

Taxa de Juros
Já calibrada como estímulo monetário

América latina
– Equador
De novo o mesmo filme

Commodities
Petróleo
Atenção para correção de metas pela OPEP

Agrícolas
Relação oferta / demanda mundial é a mais estreita desde a safra 2014 / 2015

– Soja
Reversão nas expectativas

 

DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pelo Departamento Econômico da Planner Corretora de Valores por profissional qualificado, e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas às mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas de fontes públicas, julgadas confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, são dadas sobre sua exatidão. O Departamento Econômico da Planner Corretora de Valores não se responsabiliza por quaisquer atos ou decisões tomadas com base neste relatório. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento do Departamento Econômico da Planner Corretora de Valores.
Economista – Ricardo Tadeu Martins, Corecon-SP 21.394-2, OEB 9.640.
Fontes deste relatório: FIESP, CONAB, Valor Econômico, Valor Data, Estadão, Folha, O Globo, IBGE, FGV, BCB, Pesquisa Focus, Economática, Atique & Mello Advogados, BMA Review, além das citadas no texto.

Open chat