Vale – Relatório de Análise

Fatores não recorrentes levam ao prejuízo no 4T19

As provisões elevadas relativas ao acidente de Brumadinho e uma grande baixa no valor dos ativos (impairment), principalmente nos negócios de níquel e carvão, levaram a empresa ao prejuízo no 4T19 e em 2019.  Porém, a alta dos preços do minério, uma melhoria dos números do segmento de metais básicos e a forte redução dos investimentos, permitiram a manutenção do fluxo de caixa elevado e a redução da dívida líquida.  A Vale começa o ano com expectativas positivas para a retomada gradual da produção, redução de custos e aproveitando-se dos melhores preços do minério, níquel e cobre.  No entanto, os efeitos do coronavírus, na hipótese de a epidemia não ser controlada no curto prazo, podem afetar muito os negócios da empresa no decorrer do ano.

  • Meta de produção para 2020: Foi mantida na faixa de 340 a 355 milhões de toneladas. O ponto mínimo desta faixa tem menor risco, por que comtempla a entrada em operação de mais 21 milhões de ton. do S11D e 12 milhões t. de outras duas minas, que só dependem da Vale.  Os outros 15 milhões de t. adicionais, estão concentrados em minas que precisam de licenças governamentais para voltar à produção;
  • Coronavírus: A diretoria fez uma avaliação dos efeitos da doença nos grandes usuários de aço (indústria automobilística, construção civil e linha branca), mostrando que estas operações estão sendo muito afetadas e com grande queda na produção. As siderúrgicas continuam operação normalmente, tendo prejuízos e formando estoques recordes de aço.  As vendas da Vale continuam normais e se aproveitando da queda na produção local de minério com menor qualidade, o que está elevando o prêmio para o produto de Carajás;
  • Provisão adicional: A Vale está negociando um acordo que levará a provisões adicionais para o evento Brumadinho entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões. Este acordo visa aumentar às indenizações por danos coletivos, compensações para a sociedade e meio ambiente.  O acordo será fechado somente se as autoridades estaduais de Minas Gerais encerrarem as ações públicas movidas contra a empresa;
  • Samarco: Início do retorno às operações já deve ocorrer em julho/2020, com a volta plena em dezembro. A empresa voltará a produzir com capacidade de 8 milhões de toneladas ao ano.

Clique para acessar:
Vale - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat