Tupy – Relatório de Análise

Queda das vendas e receita no 4T19

Os números da Tupy no 4T19 mostraram queda nas vendas e receita na comparação com mesmo trimestre do ano anterior. Apesar disso, as margens operacionais tiveram pequenos aumentos, devido ao controle de custos e melhor mix. Porém, o ambiente para as vendas continua difícil com previsão de melhorar no decorrer do ano. Acreditamos que a epidemia do coronavírus, sem impacto na empresa no momento, pode reduzir o ritmo de crescimento das economias dos Estados Unidos e Brasil, principais mercados da Tupy, limitando o crescimento no ano. Porém, a companhia está confiante na recuperação do mercado e também nos ganhos advindos da incorporação da Teksid, cuja compra foi anunciada em dezembro/2020. A aquisição ainda precisa da permissão das autoridades antitruste para sua conclusão. Nossa recomendação para TUPY3 é de Compra com Preço Justo de R$ 26,00/ação (potencial de alta em 20%).
• Vendas – No 4T19, houve uma queda de 17,2% nas vendas físicas em relação ao 4T18 (-19,2% na comparação com o 3T19) e o cenário é desafiador no curto prazo. Apesar desta queda, a empresa não perdeu participação no mercado. A Tupy espera uma melhoria no decorrer do ano, após os ajustes de estoques dos maiores clientes;
• Controle de custos – A Tupy acionou uma série de medidas para redução de custos neste momento de demanda mais fraca, visando garantir a rentabilidade. Estas medidas incluem a transferência da produção de vários itens da unidade do México para o Brasil;
• Aquisição da Teksid – No final do ano passado, a Tupy anunciou a compra da área de fundição da Teksid, uma subsidiária e fornecedora da Fiat Chrysler. O valor da aquisição foi de €210 milhões, incluindo a dívida. O preço pareceu atrativo, sendo equivalente a 4,9x do EBITDA da Teksid estimado para 2019, número próximo do múltiplo com o qual TUPY3 é negociada em bolsa;
• Coronavírus – A Tupy não depende de materiais feitos na China na sua linha de produção. A exposição a clientes chineses é pequena no momento, mas vai crescer com a absorção da Teksid. A empresa ainda não sentiu qualquer impacto na demanda derivado de efeitos do vírus.

 

Clique para acessar:
Tupy - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

 

Open chat