Bom dia Planner Victor Luiz de Figueiredo Martins ​ Marketing; ​ Andre Gesini ​ Ibovespa se mantém acima dos 124 mil pontos com valorização de 3,49% na semana

Macroeconomia 2023 – As reuniões dos BC’s e seus caminhos

As reuniões dos BC’s e seus caminhos

As reuniões dos BC’s de 01/2 – FOMC (+0,25%) / Copom (manutenção 13,75%) e de 02/2 – BCE (+0,5%) / BoE (+0,5%), não fugiram dos diagnósticos do mercado e sem grandes complementos.

O FOMC acertou as doses e caminha para um pouso suave da atividade econômica, onde o mercado de trabalho continuará sendo o ponto crucial e ainda virão 2x +0,25%, onde o FED se colocará “sem medo de errar”.

O Copom já convive com a desancoragem em 2026 e observa os debates sobre a eficiência do sistema de metas. O mais provável, e o menor estrago, é o CMN alterar a banda de 1,5% para 2%. O Copom não vai iniciar um ciclo de baixa até fatos condizentes para isso. Há ainda uma propensão a gastar sem amparo de receitas, que potencializa o risco fiscal e a exigência de prêmios maiores.

Questões como preço do petróleo pressionado por estreita relação oferta x demanda, oneração dos combustíveis, exceto diesel / GLP, recomposição de ICMS dos Estados e pressão altista das commodities principalmente agrícolas, impõem uma dificuldade enorme de precisão das premissas em horizonte relevante.

Como já evidenciado aqui irá manter o nível atual da taxa Selic por prazo longo. A atitude do governo em divulgar Medidas de Recuperação Fiscal, associadas a uma proposta de Reforma Tributária e novo Marco Fiscal ainda no 1° semestre é de grande valia para as expectativas e fazer a diferença.

Quanto ao BCE e BoE, em meio aos seus problemas anteriores e envolvidos diretamente no conflito Ucrânia / Rússia, não tem muito o que fazer. No BCE, sem indicativo de encerramento, ainda se espera mais 2x de +0,5%. É recessão na certa.

A inflação global parece ganhar novos contornos. No Brasil, desde a implantação do sistema de metas, o núcleo inflacionário rodou em torno de 5,5%, com 2% de desvio padrão. É pra se pensar.

 

Ricardo Martins / Economista

 

Clique para acessar:

Macroeconomia 2023 - As reuniões dos BC's e seus caminhos


DISCLAIMER

Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat