5 itens para saber antes de escolher uma corretora

Se investir faz parte do seu planejamento para 2022, comece escolhendo a corretora de valores que utilizará nesse processo. Ela é a instituição responsável por intermediar as operações entre você e o mercado de capitais.

As corretoras de valores são autorizadas pelo Banco Central do Brasil e oferecem uma variedade de produtos de renda fixa, renda variável, fundos de investimentos, títulos públicos, entre outros ativos.

A seguir, confira 5 itens para verificar antes de escolher a melhor corretora de investimentos para aplicar os seus recursos e conquistar seus objetivos financeiros. Boa leitura!

 

O que veremos neste material?

Como uma corretora de valores faz diferença em seus investimentos?

Considerações sobre a melhor corretora de investimentos

 

Como uma corretora de valores faz a diferença em seus investimentos?

Quando você precisa comprar um presente, provavelmente, um dos primeiros lugares que vem à mente é o shopping. Nele, as chances de você encontrar o que procura com mais facilidade são maiores. 

No mundo dos investimentos a dinâmica não é muito diferente. As corretoras funcionam como um shopping do mercado financeiro, ao qual as pessoas têm acesso direto e facilitado a uma série de produtos e serviços.

Ao abrir uma conta em uma plataforma de investimentos, você pode construir um portfólio diversificado entre produtos, gestores, empresas e emissores. O que por consequência reduz o risco e eleva o potencial de retorno.

Corretoras

Corretoras X Bancos

As corretoras e os bancos tradicionais são instituições financeiras acessíveis a todos os perfis de investidores. Sendo assim, entender o funcionamento e as diferenças entre elas é um passo importante para que as mesmas sejam utilizadas corretamente. 

Para facilitar, selecionamos algumas características de cada uma:

 

CorretorasBancos
Funcionam como um canal de vendas de produtos de investimentos.Oferecem serviços e produtos bancários como transferências, título de capitalização, entre outros.
Fornecem uma conta investimento.Fornecem uma conta bancária.
Permite transferências de recursos apenas para contas cadastradas e de mesma titularidade. Permite transferências de recursos para contas de terceiros.
Menores taxas.Maiores custos.
Distribuem uma grande variedade de ativos com rentabilidade mais atrativa.Estruturam e distribuem, majoritariamente, produtos da própria instituição, o que pode gerar conflito de interesses.
Os recursos parados na conta da corretora não contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).Os recursos disponíveis em conta corrente são assegurados pelo FGC, limitados a R$250 mil reais por CPF e instituição.
Regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, a CVM.Regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central.

Observe que as diferenças entre as duas instituições mostram que elas podem ser utilizadas simultaneamente, cada uma com a sua funcionalidade.

Confira agora os principais itens na hora de escolher uma corretora de valores para 2022.

 

1) Atendimento

No processo de escolha da plataforma de investimentos que utilizará para fazer suas aplicações financeiras, considere aquela que apresenta os melhores canais de atendimento.

Contar com o auxílio de profissionais competentes, seja para esclarecer dúvidas ou disponibilizar conteúdos informativos, é um diferencial, especialmente para os investidores iniciantes.

Nesse sentido, pesquisar sobre a nota de atendimento atribuída à corretora pode ser uma alternativa para avaliar sua desenvoltura nesse quesito.

 

 2) Taxas e custos

Os custos operacionais podem reduzir a lucratividade de suas aplicações financeiras, por isso é importante analisá-los antes de começar a investir.  

As plataformas costumam ter custos acessíveis e algumas concedem até a isenção de taxas. Mas fique atento, em alguns casos a taxa zero pode não ser tão zero assim

Em geral, elas cobram taxa de custódia mensal, pelo armazenamento dos títulos de renda fixa e variável, e taxa de administração. Sem contar nos custos de corretagem, emolumentos, imposto de renda que são os mais comuns nas operações realizadas na bolsa de valores.

 

3) Diversidade de ativos

As corretoras normalmente possuem uma grande variedade de produtos financeiros, principalmente quando comparado a outras instituições, como os bancos de varejo. 

Ainda que essa gama de aplicações desperte o interesse dos investidores, é importante atentar-se à qualidade dos ativos oferecidos. Lembre-se que a alternativa ideal deve estar alinhada ao seu perfil de investidor e a sua estratégia.

Neste caso, o mais recomendável é analisar com cautela todas as opções de investimentos disponíveis antes de tomar qualquer decisão.

 

4) Educação Financeira

Os avanços no mundo das finanças pessoais têm motivado muitas corretoras a promoverem a educação financeira, seja por meio de redes sociais ou relatórios de mercado.

O acesso facilitado à informação faz com as pessoas tenham mais conhecimento sobre o funcionamento do mercado e tomem decisões cada vez mais acertadas, condizentes com seu perfil de investidor e sua capacidade financeira.

Por isso, considere utilizar plataformas que disponibilizam conteúdos relevantes, que contribuam para que você tenha uma trajetória de sucesso no mercado financeiro.

 

5) Inclusão e tecnologia digital

Em um cenário de intensa transformação digital, a praticidade reina. Os investidores buscam processos cada vez mais ágeis e fáceis. 

Hoje, as principais corretoras de valores oferecem um aplicativo para smartphones e isso tornou-se um fator importante na escolha da plataforma ideal. Afinal, quem não gosta de ter a possibilidade de acompanhar o mercado de qualquer lugar e em tempo real?  

Além disso, as corretoras que disponibilizam uma plataforma intuitiva, que contam com ferramentas de análises e de negociação tornam-se mais atrativas, principalmente ao investidor iniciante.

Para os adeptos de day trade, ou seja, operações intra diárias que buscam lucros no volume de transações, é interessante optar por uma plataforma de investimento que permita ordens automatizadas de compra e venda de ativos, bem como stops programados, evitando assim prejuízos.

 

Considerações sobre a melhor corretora de investimentos

A corretora ideal não se resume a ter taxas menores, maior variedade de produtos ou uma abertura de conta facilitada. Ela reúne um conjunto de benefícios que se traduzem em valor agregado aos seus clientes.

A escolha da melhor corretora deve considerar um atendimento de excelência, produtos e serviços de qualidade, ferramentas de negociação diferenciadas, custos atrativos, além de um aplicativo eficiente.

E você, o que está esperando para escolher a melhor corretora de investimentos? 

Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat