Qual a diferença entre wealth management e asset management?

Os serviços de Wealth e Asset Management estão relacionados a gestão de ativos de uma pessoa física ou jurídica. Contudo, o foco e a amplitude da administração dos recursos diferem nas duas modalidades.

Quer saber mais sobre as principais diferenças entre esses modelos de gestão? Continue a leitura deste conteúdo e conheça a função de cada um deles no mercado financeiro.

 

Confira como abordaremos este assunto nos próximos minutos:

Relembre o que é Wealth Management?

E Asset Management: o que é e como funciona?

Diferenças entre Wealth Management e Asset Management

Quais são as principais Assets do mundo?

E no Brasil? Saiba quem pode atuar como Asset Management

Como escolher uma Asset?

Considerações sobre Wealth e Asset Management

 

Esperamos que, ao final deste material, você consiga diferenciar os serviços financeiros e possa tomar melhores decisões relacionadas a investimentos. Acompanhe!

Quais são as diferenças entre Wealth e Asset Management?

 

Relembre o que é Wealth Management?

Em tradução livre, Wealth Management refere-se a gestão de patrimônio. Este serviço trata de maneira mais abrangente os ativos de clientes com alta renda.

O gerenciamento de grandes fortunas envolve a administração dos recursos, consultoria de investimentos, planejamento tributário, gestão de riscos, organização familiar, planejamento de aposentadoria e sucessão patrimonial. 

Não existe um valor patrimonial mínimo para se procurar um wealth manager. Contudo, as gestoras de patrimônio costumam oferecer esses serviços a clientes com ativos superiores a R$1 milhão.

 

E Asset Management: o que é e como funciona?

O Asset Management se refere ao serviço de gestão dos ativos financeiros destinada a clientes que desejam melhorar a rentabilidade dos investimentos. 

Essa otimização dos resultados das aplicações é baseada em análises do mercado e estratégias de investimentos alinhadas aos objetivos financeiros e perfil de risco dos investidores.

No Asset Management, as instituições financeiras focam na gestão de ativos, como ações, ETFs, títulos públicos, títulos de Renda Fixa, fundos de investimento, entre outros.

Para atuar nesse mercado, as instituições devem aderir ao código de Administração de Recursos de Terceiros da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

O código estabelece regras que visam garantir as melhores práticas na gestão de recursos e a manutenção dos padrões de ética no mercado.

 

Diferenças entre Wealth Management e Asset Management

Ainda que Wealth Management e Asset Management pareçam o mesmo tipo de serviço, existem algumas diferenças que devem ser consideradas.

A seguir, confira as principais características que distinguem estes modelos de gestão:

Wealth Management Asset Management
ConceitoServiço de gestão patrimonial de um cliente.Serviço focado na otimização dos investimentos.
ClientePessoa física ou jurídica de alta renda. Clientes que investem ou querem investir. 
FocoMelhor aproveitamento e crescimento do patrimônio.Melhor rentabilidade dos investimentos.
Áreas atendidasPlanejamento financeiro e tributário, educação financeira, aposentadoria, planejamento sucessório, consultoria de investimentos, entre outros.  Análise de risco-retorno sobre investimentos, formulação de estratégia de alocação com foco no perfil do investidor, identificação de oportunidades.
Abordagem de gestãoAmpla, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de finanças, direito, contabilidade e outras áreas.Focada, com acompanhamento de profissionais especializados em investimentos.
Custos com serviçosPodem cobrar taxas específicas sobre um trabalho, recorrentes ou comissão sobre ativos comercializados.Em geral, cobram taxa de administração e de performance. Outras despesas podem ser incluídas.

 

Quais são as principais Assets do mundo?

A revista Investment & Pensions Europe (IPE) para investidores institucionais e gestores de fundos de pensão, publicou uma lista com as dez maiores gestoras do mundo. Veja:

  1. Black Rock
  2. Vanguard
  3. Fidelity
  4. State Street Global Advisors
  5. J.P. Morgan
  6. Capital Group
  7. BNY Mellon
  8. Amundi
  9. Goldman Sachs
  10. PIMCO

E no Brasil? Saiba quem pode atuar como Asset Management

 

E no Brasil? Saiba quem pode atuar como Asset Management

Segundo o Portal do Investidor, do governo federal, para atuar na gestão de investimentos no Brasil, as instituições financeiras precisam se enquadrar em um dos perfis abaixo:

  • Bancos comerciais;
  • Bancos de investimentos;
  • Corretoras de valores;
  • Distribuidores de valores;
  • Analistas de valores mobiliários;
  • Agentes autônomos de investimento; e
  • Administradores de carteiras de valores mobiliários.

Estas organizações e profissionais precisam ser autorizados a operarem no mercado de investimentos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

 

Como escolher uma Asset?

O processo de escolha da instituição que será responsável pela gestão ativa dos seus investimentos demanda bastante pesquisa e uma análise criteriosa.

Portanto, fique atento a alguns aspectos, como:

  • Verifique se a empresa está autorizada pela CVM a operar;
  • Analise todas as soluções financeiras da organização;
  • Consulte taxas e outras cobranças praticadas pela asset manager;
  • Confira a filosofia de investimentos da instituição e avalie se ela está alinhada ao seu perfil de investidor e necessidades financeiras;
  • Pesquise avaliações de outros clientes.

Depois destas etapas, será mais fácil escolher a gestora de ativos que oferecerá as melhores soluções para a sua carteira de investimentos.

 

Considerações sobre Wealth e Asset Management

Wealth e Asset Management são serviços relacionados ao patrimônio dos clientes, mas atuações distintas.

O Wealth Management é focado na gestão de riquezas e visa o crescimento patrimonial, não sendo limitado a questões financeiras. 

Já o Asset Management é um serviço de administração de recursos que busca entregar uma rentabilidade consistente aos seus clientes. 

Portanto, antes de contratar qualquer serviço, analise os seus principais objetivos e necessidades para então decidir qual caminho seguir.

Na dúvida, conte com a Planner e desenvolva a melhor estratégia para o seu patrimônio financeiro. 

 

Vem conosco! Com a Planner você não fica sozinho no mercado!

 

DISCLAIMER

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros. As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

Open chat