O que é Tesouro IPCA e se vale pena investir

O Tesouro IPCA é um dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, cujo desempenho é atrelado à inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma das suas principais vantagens é a preservação do poder de compra ao longo do tempo, uma vez que seu rendimento é acrescido a uma taxa real superior à inflação. Por isso o nome Tesouro IPCA+. 

Para entender em detalhes o que é o Tesouro IPCA e como ele contribui com o desempenho da sua  carteira de investimentos, acesse agora esse material e conheça as suas principais características. Boa leitura!

 

Confira o que veremos neste material:

Como o Tesouro IPCA funciona?

O que é Tesouro IPCA+ com juros semestrais?

O Tesouro IPCA é indicado para reserva de emergência?

Quando o Tesouro IPCA vale a pena?

Como simular o rendimento mensal do Tesouro IPCA?

Como declarar Tesouro IPCA no imposto de renda?

Como iniciar as aplicações em títulos do Tesouro IPCA?

Considerações

 

Como o Tesouro IPCA+ funciona?

O Tesouro IPCA é um dos títulos disponíveis no mercado de renda fixa. Seu rendimento é corrigido pela inflação e é complementado por uma taxa de rentabilidade real, por isso o sinal de mais (+) em sua escrita. 

No momento da contratação do título, os interessados podem escolher a forma como serão remunerados: 

  • No vencimento, a tradicional Nota do Tesouro Nacional ou NTN-B Principal;
  • Por juros semestrais, também conhecido como NTN-B.

 

Aplicação mínima 

O investimento inicial do Tesouro IPCA pode ser realizado por menos de R$50. No entanto, as condições de mercado podem refletir no preço ao qual este ativo é negociado. O prazo de vencimento e o nível de procura pelo título também influenciam o valor inicial desta modalidade.

 

Resgate

Assim como os outros títulos públicos, o Tesouro IPCA também pode ser resgatado antes do prazo de vencimento. 

Neste caso, a taxa de retorno contratada não é garantida e o preço dos títulos estão sujeitos à marcação a mercado. Em outras palavras, isso significa que a negociação depende do valor dos ativos no atual momento.

 

Taxas e custos  

Aqueles que aplicam os seus recursos no Tesouro IPCA têm o lucro tributado pela tabela regressiva do imposto de renda no momento do resgate. 

Nas vendas de títulos feitas nos primeiros 30 dias há incidência de Imposto Sobre Operações Financeiras, o famoso IOF. Por outro lado, não há cobrança de come-cotas nesse tipo de ativo.

Em relação à taxa de custódia, o Tesouro Direto optou por reduzir em 0,5% a cobrança. A decisão entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. Já as taxas cobradas pelas plataformas de investimentos variam conforme a política de cada instituição.

 

O que é Tesouro IPCA+ com juros semestrais?

O Tesouro IPCA+ com juros semestrais é um título também corrigido pela inflação em que o investidor recebe cupons de juros de seis em seis meses

Ele possui diferentes datas de vencimentos, que podem proporcionar uma carteira com rendimentos trimestrais. Isso mesmo! Vamos explicar como é possível.

Os papéis com vencimento em ano par pagam juros nos meses de fevereiro e agosto. Já aqueles que vencem em anos ímpares, os juros são creditados em maio e novembro. Logo, ao aplicar em títulos com vencimentos pares e ímpares, o investidor garante um fluxo de pagamento de juros periódico

Isso explica porque o Tesouro IPCA+ com juros semestrais é visto como uma excelente alternativa para quem deseja ou precisa ter uma renda complementar

O que é Tesouro IPCA? Vale a pena investir nele?

Fonte:Tesouro Direto

 

Mas atenção: em cada pagamento dos juros há incidência de imposto de renda, elevando os custos do investidor. Por isso, se a aplicação for destinada realmente ao longo prazo, o ideal é optar pelo título sem cupons semestrais. Dessa forma, o lucro será tributado somente no vencimento e à menor alíquota de IR, ou seja, em 15%.

 

O Tesouro IPCA é indicado para reserva de emergência?

Diferente do Tesouro Selic, o Tesouro IPCA é um título que apresenta mais volatilidade e prazos de vencimento mais longos. Isso justifica porque ele não é indicado para compor uma reserva de emergência.

Embora os títulos do Tesouro Direto tenham liquidez diária quando resgatados antes do vencimento, alguns são mais sensíveis às condições de mercado e podem, inclusive, negativar no curto prazo.

 

Quando o Tesouro IPCA+ vale a pena?

Se você já possui sua reserva financeira e tem mais recursos para avançar em outras modalidades de investimentos, ainda na renda fixa, o Tesouro IPCA+ é recomendável.

Esse tipo de título protege o investidor contra os efeitos negativos da inflação. Vale apenas reforçar que eles estão sujeitos à marcação a mercado e por isso seus valores oscilam. Os títulos com vencimentos mais longos, por exemplo, são mais sensíveis às variações das taxas de juros, logo mais voláteis. 

Em cenários de alta da taxa selic é natural que os recursos sejam direcionados ao Tesouro Direto Selic. Mas é importante diversificar a carteira de investimentos, conhecendo as outras possibilidades da renda fixa.

Uma dica é tentar conciliar seus objetivos com o vencimento do Tesouro IPCA. Isso faz com que você conquiste melhores retornos e ainda reduza os riscos de perda financeira.

 

Como simular o rendimento do Tesouro IPCA?

A plataforma oficial do Tesouro Direto disponibiliza um simulador de investimento para auxiliar a pessoa física na escolha de qual título é mais recomendável para seus objetivos. 

Através dessa ferramenta, ele consegue imaginar quanto será o rendimento de uma aplicação no Tesouro IPCA, em diferentes prazos de vencimento.

O que é Tesouro IPCA? Vale a pena investir nele?

O simulador permite ainda que o investidor escolha se os cálculos serão baseados em quanto ele dispõe para aplicar no momento ou quanto gostaria de resgatar no futuro. 

 

Como declarar o investimento em títulos no imposto de renda?

No período da declaração anual de imposto de renda, os investidores que venderam seus títulos devem informar o ganho de capital obtido no código 06, de “Rendimentos de Aplicações Financeiras” em “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.

Do contrário, o saldo aplicado deve ser inserido na ficha de “Bens e Direitos” como aplicações em renda fixa (código 45). Lembre-se de inserir informações complementares sobre o título no campo “discriminação”.

IPCA

Como iniciar suas aplicações no Tesouro IPCA?

Para investir no Tesouro IPCA, o investidor precisa de uma conta ativa em uma corretora de valores ou em bancos habilitados a fazer este tipo de operação. Outra opção é através do portal do Tesouro Direto.

Na Planner, o investidor pode abrir uma conta gratuita e através dela investir no Tesouro Direto com facilidade e segurança, assim como aproveitar outras oportunidades disponíveis no mercado financeiro.

 

Considerações

O Tesouro IPCA e sua rentabilidade híbrida representam uma opção de investimento para aqueles que desejam aumentar o seu patrimônio no longo prazo, além de garantir que seu dinheiro não será corroído nos contextos de inflação em alta.

Ele também pode ser utilizado como uma fonte de renda extra semestral ou até trimestral. Para isso, o investidor deve atentar-se às datas de vencimento dos títulos do Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

Os títulos públicos no Brasil têm a garantia do Tesouro Nacional, por isso destacam-se por sua segurança no mercado financeiro. O Tesouro IPCA, por meio das características específicas, pode também ser uma alternativa de investimento para aposentadoria.

Quer começar a investir no Tesouro Direto? Então revise seu perfil de investidor e conheça a Planner: uma corretora completa, com ampla oferta de produtos e serviços de investimento.

As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros.  As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização.

 

Open chat