E agora bitcoin?

Esse conteúdo é para quem está pensando em se posicionar em Bitcoin e outros criptoativos. Muitos clientes têm adquirido exposição a esse novo mercado através do ETFs da B3, que podem ser adquiridos como qualquer outra ação listada através dos códigos:

BITH11 – 100% bitcoin
ETHE11 – 100% ethereum
HASH11 – Cesta de criptoativos. Atualmente, são oito: Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash, Chainlink, Filecoin e Uniswap.
QBTC11 – 100% bitcoin
QETH11- 100% ethereum

Mas antes de se lançar de cabeça é importante observar o momento do mercado. E como é sua dinâmica. A evolução do preço dos criptoativos tem apresentado duas estações bem marcadas. Um verão e um inverno.

Isso ocorre por conta de vários fatores sendo o mais importante deles o Halving do Bitcoin, que é um mecanismo de ajuste deflacionário que regula a emissão e dificuldade de cunhagem de novos tokens.

A cada quatro anos a emissão diminui pela metade e a força computacional necessária dobra. Esses dois fatores combinados geram um choque cíclico no preço do Bitcoin, que funciona como um balizador macroeconômico de todo esse mercado.

Neste momento estamos na fase final de um verão que valorizou o Bitcoin em 1.270% (considerando como início dessa estação a data de 11 de março de 2020), o que se refletiu no mercado como um todo.

Sabendo disso você deve estar se perguntando:
“Não seria tarde demais para se posicionar nesse mercado?”

No momento existem diversas opiniões correntes. Analistas gráficos estão pessimistas. Já os analistas fundamentalistas que cobrem esse mercado (e baseiam suas opiniões em dados de rede) estão observando no momento uma forte concentração de compras em investidores de longa data, uma inatividade de vendas por parte dos mineradores e baleias, além de retiradas constante de tokens das exchanges (que neste momento se encontra em menos de 10% do total de ativos circulantes de BTC). Outros criptoativos estão com estoques líquidos ainda mais baixos.

Todos esses fatores combinados reforçam a validade do modelo Stock to Flow elaborado pela PlanB (que é o modelo de precificação que as baleias e mineradores seguem em suas decisões e tem se mostrado bastante acurado nos últimos tempos). De acordo com a PlanB, o preço do BTC deve variar até o final de 2021 na escala progressiva abaixo:

Setembro: 43 mil dólares
Outubro: 63 mil dólares
Novembro: 98 mil dólares
Dezembro: 135 mil dólares

Após esse período o mercado deve entrar em forte retração, o que vem ocorrendo de forma sistemática a cada final de verão, caracterizado por grandes despejos de liquidez perto de 880 dias antes do próximo Halving, o que deve acontecer no final de janeiro.

Mas fique atento se você quer seguir a movimentação dessas baleias e mineradores (que concentram 20% do total de Bitcoins circulantes e acabam decidindo de fato os rumos desse mercado). Nos últimos tempos o preço do Bitcoin tem se mostrado bastante sensível às variações do S&P500 e uma queda nesse índice pode antecipar o próximo inverno.

Os invernos desse mercado são longos. Podem durar entre um ano e meio e dois. E são marcados por fortes depreciações, podendo afetar o preço dos ativos em desvalorizações de mais de 80%.

Fontes:

PlanB

Stock to Flow Model (Traduzido para Português)

Stock to Flow aplicado sobre Escassez (Traduzido para Português)

CryptoQuant

Open chat