Vale – Relatório de Análise

Bons números de produção e vendas no 2T21

O Relatório de Produção e Vendas do 2T21 mostrou um bom crescimento em minério de ferro e pelotas, mas com fraco desempenho nos metais básicos (cobre e níquel). No trimestre, a Vale atingiu uma capacidade anual para produzir 330 milhões de toneladas de minério (aproximadamente 1 milhão de toneladas por dia), o que somados aos 144 milhões de ton. já produzidos no primeiro semestre/2021, permitem estimar que a empresa atingirá o piso do guidance anual. O crescimento das vendas, o preço elevado dos principais produtos da empresa, principalmente o minério de ferro, e a elevada taxa de câmbio mantém nosso otimismo quanto aos resultados em 2021. Apesar de projetarmos uma paulatina queda nos preços do minério, que ainda não ocorreu, esperamos que a empresa obtenha um lucro elevado também em 2022. Nossa recomendação para VALE3 é de Compra com Preço Justo de R$ 132,00 (potencial de alta em 18%).

  • Elevação da produção: No 2T21, o volume de minério de ferro produzido pela Vale atingiu 76,7 milhões de toneladas (Mt), com um aumento de 12,0% (acréscimo de 8,1 Mt), em relação ao mesmo trimestre de 2020. O crescimento da produção no 2T21 ocorreu devido às melhores condições climáticas na região de Carajás, o incremento da produtividade do Complexo Itabira, a elevação da compra de terceiros e o maior volume que foi produzido na mina de Fábrica;
  • A produção de metais básicos no 2T21 foi fraca como no trimestre anterior. Em níquel, o volume produzido caiu 15,3%, principalmente devido à greve na unidade de Sudbury (Canadá), iniciada no dia 1 de junho. No cobre, a produção caiu 13,0%, também devido aos problemas em Sudbury, somado a atrasos na mineração em Voisey’s Bay;
  • Vendas crescendo: Os volumes vendidos foram fortes no 2T21 para os produtos mais importantes da Vale, com exceção do cobre. As vendas de minério de ferro atingiram 67,2 Mt, 23,1% mais que no 2T20, percentual bem maior que o incremento ocorrido na produção, aproveitando o bom momento do mercado. A soma dos volumes vendidos de minério e pelotas no 2T21 chegou a 74,9 Mt, 21,6% mais que no 2T20 e 14,2% acima do obtido no 1T21;
  • Estimativas para 2021: A Vale retirou seu guidance para a produção de níquel e cobre entre 2021 e 2023. Isso decorreu das incertezas relativas às operações em Sudbury (em greve) e do ramp-up da implementação dos processos de segurança e manutenção em Sossego e Salobo. Para a produção de minério de ferro, foi mantida a expectativa de produzir na faixa entre 315 e 325 Mt. No trimestre, a Vale atingiu uma capacidade anual de 330 Mt em minério, sendo que a empresa deve produzir, aproximadamente, 1 Mt por dia no segundo semestre. Como a produção no 1S21 somou 144 Mt, é possível que a empresa atinja um volume de 315 Mt no ano, equivalente ao piso do guidance.

 

Clique para acessar:
Vale - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat