Usiminas – Relatório de Análise

Expectativa de lucros maiores no 2T21

A Usiminas continua vivendo um momento muito positivo, com vendas e preços em elevação, mais que compensando o crescimento dos custos. Com isso, esperamos que no 2T21 a empresa tenha um resultado ainda melhor que no trimestre anterior, que foi muito bom. Esperamos que no restante do ano os números também sejam positivos, mesmo que ocorra alguma redução nos preços do aço e do minério. Assim, atualizamos as projeções para a empresa e elevamos o Preço Justo de USIM5 para R$ 23,50/ação (o anterior era de R$ 18,00), mantendo a recomendação de Compra.

· Vendas crescentes: Estimamos que a Usiminas terá em 2021 o maior volume anual das vendas de aço e minério desde 2014. Na mineração, a empresa teve um primeiro trimestre fraco (queda de 11,9% nas vendas comparadas ao 1T20), devido a parada programada em uma das plantas de beneficiamento e um período mais chuvoso que no ano passado. Esperamos que no segundo semestre/21, a produção e as vendas subam, ajudadas pelo início da lavra na Mina Leste, atingindo no ano um volume de 8,5 milhões de toneladas. Na siderurgia, a quantidade vendida no 1T21 foi elevada (+19,7% que no 1T20), com a demanda aquecida no mercado interno. Para o restante do ano, esperamos vendas também fortes, com o volume anual atingido 5,0 milhões de toneladas e a produção ajudada pelo retorno à operação do Alto-Forno 2. Vale lembrar que a empresa tem uma capacidade de produção nos equipamentos que estão em operação de 6,4 milhões de toneladas, o que permite a Usiminas atender a uma demanda crescente;

· Preços: Na mineração, as cotações do minério de ferro continuam em patamares muito elevados. Os preços já subiram 39,0% este ano (até o dia 25/junho) e não mostram sinais consistentes de queda, mas em nossas projeções estimamos uma redução gradual a partir do segundo semestre. No aço, a alta dos preços no mercado externo, a demanda aquecida e a desvalorização do real permitiram fortes altas. A empresa já informou que seus preços médios ao final de março eram 5% maiores que no 1T21. Além disso, em abril ocorreu uma correção de 10% para a Distribuição e um grupo de montadoras (80% das vendas da empresa para o segmento) aceitou um aumento de 60%. A Usiminas destina 36% de suas vendas no mercado interno para as montadoras. Acreditamos que a recente valorização do real, além do alto volume de importações de aços planos (+128,4% em maio), podem levar a reduções de preços do produto nos próximos meses;

· Reforma do Alto-forno 2: Este equipamento voltou à operação no início do mês, mas sua capacidade plena deve ser alcançada em julho. Este forno tem capacidade para produzir 660 mil toneladas de gusa ao ano e sua retomada vai contribuir para a queda dos custos da siderurgia, por permitir a diminuição nas compras de placas de terceiros;

· Situação financeira excelente: Os melhores resultados dos últimos trimestres permitiram uma expressiva redução das dívidas (contração de 52,9% do endividamento líquido em 12 meses). Estimamos que a dívida líquida seja zerada durante 2022, o que abre espaço para uma maior remuneração aos acionistas.

Clique para acessar:
Usiminas - Relatório de Análise

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat