Localiza – Relatório de Análise

Boas expectativas mesmo no ambiente difícil

Atualizamos as projeções da Localiza e elevamos o Preço Justo de RENT3 para R$ 76,00/ação, vindo de R$ 60,00.  Mantivemos a recomendação de Compra.  A recuperação dos volumes de aluguéis continuará em 2021, limitados pela dificuldade na compra de carros no primeiro semestre do ano.  Esta restrição dificultará a renovação da frota, com menos vendas de seminovos no 1S21.  Porém, este mercado com menor fornecimento das montadoras permite maiores cotações das diárias do aluguel e preços mais elevados nas vendas de veículos.  Dessa forma, apesar das recentes medidas de restrição à movimentação decretadas recentemente por vários governos, que impactam negativamente as locadoras, estamos otimistas para os resultados da Localiza no 1T21 e no restante do ano.  No momento, um desafio que a Localiza enfrenta são os novos concorrentes, que terão produtos semelhantes ao Meoo, “carro por assinatura” lançado recentemente e com o qual a empresa está bastante otimista.

Aluguel de Carros: A recuperação deste segmento seguia forte até as medidas recentes de restrição de movimentação decretadas em meados de março por vários governos, fazendo com que seu ritmo de expansão diminua.  Como continuam as dificuldades para compra de veículos, a frota deve crescer pouco no semestre.  Estas restrições de aquisições, levam ao aumento na utilização da frota e permitem que a empresa mantenha a recuperação nos preços das diárias, movimento que começou no segundo semestre do ano passado.  Com isso, a rentabilidade deste segmento deve crescer neste início de ano.

Gestão de frotas: Este segmento é muito estável, não enfrentando problemas nem nos piores momentos da quarentena no ano passado.  Assim, as expectativas são positivas tanto para este ano e os próximos.   No entanto, o crescimento deste segmento também ficará prejudicado no primeiro semestre/2021 pelas restrições na ampliação da frota.

Seminovos: Com a restrição na compra de carros, a Localiza está reduzindo as vendas.  Portanto, até a normalização do fornecimento das montadoras, o que deve ocorrer durante o 2T21, a área terá menos vendas e uma menor participação na receita consolidada.

Fusão com a Unidas: Em setembro/2020, a Localiza e a Unidas anunciaram a pretensão de combinar seus negócios, sendo que após a consumação da operação a nova empresa ficará dividida na proporção de 76,85% para os acionistas da Localiza e 23,15% para os da Unidas.  Esta transação foi submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em fevereiro/2021 e o órgão tem até janeiro de 2022 para avaliar a operação.  Porém, concorrentes como a Movida, a locadora Fleetzil (Grupo Volkswagen), a Ouro Verde e a Ald Automotive (subsidiária do Société Générale) estão buscando contestar o negócio, alegando que ele fere a concorrência no setor.  Não acreditamos que o CADE aprove a fusão sem que haja necessidade das duas empresas reduzirem parte de suas operações em algumas cidades.

 

Clique para acessar:
Localiza - Relatório de Análise

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat