CCR – Relatório de Análise

Novas concessões podem impulsionar a ação

Revisamos as projeções da CCR e reduzimos o Preço Justo para CCRO3 de R$ 17,50 para R$ 16,00/ação.  Mantivemos a recomendação de Compra.  A empresa está sofrendo em todos seus principais negócios (concessões de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos) com as restrições de movimentação, determinadas para o combate à pandemia.  Isso vai impactar a rentabilidade da empresa, pelo menos neste primeiro semestre de 2021.  Outro grande desafio da CCR no momento é adquirir novas concessões para repor as quatro que vencerão neste ano e no próximo.  Assim, a CCR deve ser ativa nos próximos leilões de aeroportos e rodovias que serão realizados em 2021 e 2022.  Se a empresa fizer boas aquisições, isso terá impacto positivo nas cotações de CCRO3, de outra forma, a ação continuará pressionada pela redução em suas operações, além das expectativas de alta da inflação e dos juros.

Tráfego no 1T21: Segundo os dados já divulgados pela CCR, a movimentação de veículos em suas rodovias (incluindo a ViaSul) no acumulado do ano até o dia 1/abril, mostrou uma elevação de 1,9%.  Este crescimento pode ser creditado, principalmente, à base fraca do 1T20, que já havia sido impactada pela quarentena neste período.  Esperamos que no restante do 2021 a projetada recuperação da economia brasileira possa levar ao aumento do tráfego e nas operações dos outros dois grandes negócios da CCR (mobilidade urbana e aeroportos).

Vencimento de concessões: Em 2021 e 2022 vencem quatro concessões importantes da CCR.  A primeira é a Rodonorte (termina em novembro de 2021), seguida pela NovaDutra (fevereiro/2022), Renovias (junho/22) e ViaOeste (dezembro/22).  A receita bruta somada destas quatro concessões foi de R$ 3,4 bilhões em 2020, valor equivalente a 35,4% da arrecadação de pedágio.

Próximos leilões: O setor deve ser agitado por 18 leilões de concessões de rodovias federais até 2023.  Para 2021, ocorrerá ainda em abril o leilão da BR 153, que deve ser seguido das BR 163, BR 381 e Rodoanel Belo Horizonte.  Também em abril, serão leiloadas as concessões de vários aeroportos, o que pode interessar a CCR, que tem negócios na área.  Para o próximo ano, será relicitada a Via Dutra (BR-116), cuja concessão é administrada pela CCR (NovaDutra) e teve seu prazo estendido por um ano até fevereiro/2022.

Desequilíbrios: No mês passado, a CCR obteve uma vitória ao assinar com o governo do Estado de São Paulo dois termos aditivos da ViaQatro, que garantirão o recebimento de compensações por desequilíbrios no contrato totalizando R$ 1,1 bilhão, através de aumento de tarifas (R$ 705 milhões) e pagamento em prestações (R$ 355 milhões).  A CCR continua em negociações acerca de outras compensações, inclusive relativas às perdas com a pandemia.  Em aeroportos, a empresa já conseguiu uma compensação pela pandemia com o não pagamento da outorga devida no ano de 2020 do BH Airport.

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