Marcopolo – Relatório de Análise

Um começo de ano difícil

A pandemia tem afetado fortemente a Marcopolo como a muitas outras indústrias. No início de 2020, a empresa vinha com encomendas recordes, mas houve a frustação de bons resultados com a quarentena determinada no final do primeiro trimestre. Em 2021, a recuperação de vendas que começou no segundo semestre do ano passado, deve ficar concentrada no 2S21, por conta das medidas atuais de restrição à movimentação determinadas em vários estados. Desta forma, vemos este ano ainda como desafiador para a Marcopolo, mas esperamos que a projetada recuperação da economia, permita a elevação nas vendas da empresa. Com isso, não esperamos uma valorização expressiva da ação nos próximos meses. Revisamos as projeções para a Marcopolo e reduzimos o Preço Justo de POMO4 para R$ 3,25 por ação, vindo de R$ 3,50. Mantivemos a recomendação de Compra.

Momento do setor no Brasil: A segunda onda da pandemia e as restrições de circulação atuais, estão atrasando a recuperação das vendas de ônibus. Portanto, as expectativas concentram-se numa retomada no segundo semestre. Em rodoviários, o setor de fretamento está sustentando a demanda, mas com produtos leves. Nos urbanos, o transporte público continua muito afetado pela pandemia, reduzindo linhas e usuários, com isso dificultando a recuperação das vendas para o setor;

Exportações: A desvalorização do real beneficia a competitividade da Marcopolo, então as vendas para o exterior devem continuar sendo importantes. O foco das exportações será nos países da América do Sul, principalmente Chile, e na África;

Controladas e coligadas: Estão com expectativas positivas em 2021 as unidades da empresa na Austrália e Argentina. No entanto, no México e África do Sul o começo de ano deve ser mais difícil, com a recuperação sendo esperada para o 2S21. Entre as coligadas, as perspectivas são boas para a Superpolo (Colômbia) e a New Flyer (América do Norte);

Vendas no 1T21: O volume vendido pelo setor no mercado interno caiu 40,4% durante o primeiro bimestre/2021, segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus. As vendas somadas da Marcopolo + Neobus atingiram 892 unidades, 41,6% menos que em igual período de 2020. Esperamos que a empresa tenho um desempenho melhor em março, principalmente nas exportações, fechando o trimestre com redução de 30% no total vendido em relação ao 1T20.

Clique para acessar:

Marcopolo - Relatório de Análise

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat