Ecorodovias – Relatório de Análise

Muitos desafios

A Ecorodovias tem vários desafios para 2021, que vão da recuperação do tráfego em meio às novas restrições de circulação, passando pelo vencimento de duas concessões ao final do ano, disputas milionárias com os poderes concedentes e uma necessária capitalização através da emissão de ações. Nos primeiros meses do ano, o tráfego dos veículos pesados vinha crescendo forte, mas a movimentação dos leves continuava fraca. As novas medidas de distanciamento social tomadas por vários estados nos últimos dias, devem complicar ainda mais esta retomada. O “esfriamento” do mercado de ações também é um complicador para o follow-on da empresa, que deverá ser realizado até setembro/2021. Com isso, revisamos as projeções da Ecorodovias, reduzindo o Preço Justo de ECOR3 para R$ 14,00/ação, vindo de R$ 15,90. Mantivemos a recomendação de Compra, mas sabemos das dificuldades da companhia no curto prazo, que devem impactar negativamente a ação.

· Tráfego: Segundo os dados fornecidos semanalmente pela empresa, o tráfego comparável em 2021, até o dia 14/março, mostrou uma redução de 3,9%. Considerando todas as concessões, este número é positivo em 5,4%. É importante lembrar que com as novas medidas restritivas adotadas em vários estados, a movimentação de veículos nas estradas deve diminuir nos próximos dias. Para 2021, a empresa espera que o tráfego volte ao patamar de 2019, o que seria um aumento de 8,9% comparado a 2020;

· Receita: O faturamento da Ecorodovias em 2021 será negativamente afetado pelo vencimento em novembro das concessões da Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar. Por outro lado, o início da cobrança em mais duas praças da Ecovias do Cerrado, ainda em março, vai ajudar na receita do ano;

· Ecovias: Em junho/2020, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), reconheceu a ocorrência de desequilíbrio econômico-financeiro no contrato da Ecovias dos Imigrantes. O valor atualizado na época chegava a R$ 1,6 bilhão. Estes e outros desequilíbrios que estão sendo negociados com a Artesp, podem levar a um aumento no prazo de concessão entre seis e oito anos. Originalmente, esta concessão vence em junho de 2026. A conclusão desta negociação será uma excelente notícia, dado que a Ecovias é a mais importante concessão da Ecorodovias, com o seu EBITDA sendo equivalente a 38% do total consolidado;

· Rearranjo societário: Este mês os controladores da Ecorodovias (Primav e o grupo Italiano Igli SpA), executaram o primeiro ato da reorganização societária. O próximo passo será uma emissão de ações por parte da Ecorodovias, o que deve acontecer até o final de setembro/21. Este follow-on está estimado em R$ 1,8 bilhão e a Igli já se comprometeu a aportar até R$ 1,2 bilhão.

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