Gerdau – Relatório de Análise

As boas perspectivas continuam

A recuperação das vendas em todas as operações da Gerdau, combinada com as elevações de preços, deve permitir que os resultados no 4T20 sejam tão bons quanto no trimestre anterior. Uma expansão maior das margens é limitada pelos aumentos de custos das matérias-primas. Para 2021, esperamos que a demanda por aço no Brasil continue forte, assim como nas outras unidades. Com isso, revisamos nossas projeções para Gerdau, elevando o Preço Justo de GGBR4 de R$ 24,70 para R$ 30,30 por ação, mantendo a recomendação de Compra.

É importante destacar os seguintes pontos da Gerdau:

· Operação no Brasil: Normalmente o quarto trimestre tem um volume de vendas mais fraco que o anterior, mas com o reaquecimento da demanda por aço estimamos que esta queda seja pequena (5%). O aumento das cotações do aço no mercado externo, aliado à desvalorização do real, tem permitido que as siderúrgicas elevem fortemente seus preços. Esperamos que estas correções impactem positivamente os preços médios da operação do Brasil em 10% no 4T20. Por outro lado, as siderúrgicas estão enfrentando aumentos de custos das matérias-primas (sucata, minério de ferro e carvão), que limitam os ganhos de margem. Com tudo isso, acreditamos que a margem no Brasil fique meio ponto percentual maior que no 3T20, quando foi de 25,1%. O crescimento da demanda do varejo em 2020, impulsionada pelo auxílio emergencial do governo, deve ser substituída este ano pelas compras oriundas das construtoras para obras residenciais e de infraestrutura. A Gerdau vem mantendo sua expectativa de crescimento das vendas entre 6% e 8% para 2021, o que somado aos bons preços atuais, deve permitir ganhos de receita e margem no mercado nacional;

· América do Norte: Esperamos que o bom desempenho do setor de construção nos Estados Unidos, tenha mantido a demanda forte no 4T20. A siderurgia nesta região também está sofrendo pressão de custos, o que limita a expansão da rentabilidade, mas projetamos um EBITDA muito próximo do 3T20. Para 2021, esperamos que o novo governo dos EUA mantenha os programas das obras de infraestrutura, que consomem os produtos da Gerdau. Contamos também que esta nova administração mantenha a Seção 232 (tarifas e limites para a importação), o que garantiu melhores volumes e preços para as siderúrgicas instaladas naquele país. Assim, os lucros devem crescer nesta operação;

· América do Sul: O bom desempenho da construção civil no Peru e na Argentina deve garantir bons resultados desta unidade, que também tem seus números, quando convertidos em reais, beneficiados pela desvalorização da moeda nacional. Assim, estimamos que a margem EBITDA na América do Sul fique um pouco acima que os 30,0% atingidos no 3T20. As expectativas para 2021 são positivas nestes países, que tem projeções de forte recuperação no PIB;

· Aços Especiais: Este segmento teve um desempenho pior que dos outros nos primeiros nove meses de 2020, mas esperamos uma melhoria no 4T20. Isso deve acontecer em função da recuperação da produção de veículos nos Estados Unidos, no Brasil e também na Argentina. O esperado crescimento na indústria automobilística nos países atendidos pela Gerdau, deve elevar substancialmente a rentabilidade desta área em 2021.

Clique para acessar:
Gerdau - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Open chat