Ultrapar – Relatório de Análise

Recuperação dos resultados no 3T20

Os números da Ultrapar foram muito afetados no 2T20 com a forte redução das vendas de combustíveis da Ipiranga, que não foram compensados pelos bons resultados das outras empresas do grupo. Porém, no 3T20 a Ipiranga conseguiu uma expressiva recuperação de vendas e rentabilidade, o que aliado à persistência do bom desempenho da Ultragaz, Oxiteno, Ultracargo e Extrafarma, permitiu um salto na geração de caixa e no lucro. Esperamos que a recuperação no mercado de combustíveis persista, assim como as outras empresas continuem mantendo o ritmo de crescimento dos lucros. Vale destacar que a Ultrapar está participando do processo de venda da refinaria Presidente Getúlio Vargas da Petrobras. Se a empresa for a vencedora do processo, esta notícia terá grande impacto na ação, dependendo do preço, forma de pagamento e um possível parceiro na aquisição.

· Ipiranga: No 3T20, a recuperação das vendas, os melhores preços dos derivados, ganhos com estoques e o controle de despesas permitiram uma forte expansão do EBITDA em relação ao trimestre anterior (+216,2%), mas que ainda foi 16,6% menor que no 3T19. Com isso, o EBITDA por m³ (R$ 102) ficou 164,8% acima do 2T20. A recuperação das vendas persiste no 4T20, o que deve permitir a continuação do processo de melhoria dos resultados;

· Ultragaz: A empresa teve um bom desempenho no 3T20, mesmo com redução nas vendas. A recuperação dos volumes de GLP envasado e do granel para os setores de comércio e serviços, que foram muito impactados pela pandemia, deve permitir bons resultados também nos próximos trimestres;

· Oxiteno: A empresa teve no 3T20 outro período positivo, com crescimento nas vendas e no EBITDA, tanto na comparação com o trimestre anterior quanto com o 3T19. O destaque no 3T20 foi o aumento nas exportações (22,4%) e também das vendas nos Estados Unidos, com o ramp-up da nova planta daquele país. A pandemia beneficiou as vendas destinadas ao segmento de higiene, o que deve persistir no 4T20;

· Aquisição da Repar: Em setembro/20, a Ultrapar comunicou ao mercado que foi credenciada pela Petrobras para a fase vinculante da venda da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). A empresa não tem fornecido detalhes deste possível negócio, em função da confidencialidade que cerca a operação. Porém, é possível que o vencedor seja declarado no início de 2021. Somente poderemos verificar se uma eventual compra da Repar será positiva para a Ultrapar, quando se souber o preço e as condições de pagamento, além de um possível parceiro na aquisição.

Clique para acessar:
Ultrapar - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

 

Open chat