Marcopolo – Relatório de Análise

Um péssimo resultado no 3T20

A Marcopolo vem apresentando resultados muito fracos após a pandemia.  No 2T20, ganhos com a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS evitaram o prejuízo.  Porém, no 3T20 a soma de forte redução das receitas, despesas extraordinárias e perdas nas coligadas levou a um grande resultado negativo.  Porém, em relação ao trimestre anterior, o volume vendido já mostrou uma melhoria expressiva.  Para o 4T20 espera-se que a recuperação continue, mas devagar, seja no Brasil como no exterior.  Além disso, a empresa ainda terá despesas com a otimização das plantas no 4T20.  A expectativa é de que esta otimização traga ganhos de rentabilidade expressivos em um cenário com maiores vendas.  Com isso devemos rever nossas projeções.  Refletindo esta situação mais difícil, POMO4 já caiu 43,3% este ano, bem mais que o Ibovespa, que teve uma desvalorização de 15,4%.

  • Mercado interno: O momento é de restauração da demanda por ônibus rodoviários, que tem suas vendas sustentada pelo fretamento. As atividades de turismo e longas viagens ainda estão em lenta recuperação.  No mercado de ônibus urbanos, apenas o programa Caminho da Escola proporciona uma demanda firme;
  • Caminho da Escola: A Marcopolo teve uma encomenda de 4,6 mil unidades deste programa do Governo Federal, sendo que já foram entregues 2,5 mil unidades durante o ano (1,2 mil no 3T20). A empresa estima que vai iniciar 2021 com 1,1 mil unidades ainda em carteira para serem entregues.  Há uma boa chance de que uma nova licitação deste programa ocorra no 1T21 com os mesmos volumes deste ano;
  • Otimização das plantas: No mês passado a Marcopolo encerrou este projeto, que levou ao fechamento de três plantas industriais e a construção de duas novas. As construções foram de uma nova planta de plásticos, para substituir a que sofreu um incêndio em 2017, e um centro de fabricações de peças, usando espaços disponíveis em Caxias do Sul.  Os fechamentos foram das unidades que estavam instaladas em Três Rios – RJ, Caxias do Sul – RS (Planalto) e da Marcopolo Rio, instalada em Duque de Caxias – RJ.  Segundo a empresa, esta otimização vai permitir a redução de custos e melhor utilização das três fábricas remanescentes (duas em Caxias do Sul e uma em São Mateus – ES).  Ao fim do processo, a empresa tem agora três grandes terrenos para vender;
  • Despesas extraordinárias: No 3T20, a Marcopolo gastou R$ 15,3 milhões com ajudas compensatórias devido à pandemia e mais R$ 37,2 milhões com rescisões trabalhistas, para readequação da mão de obra neste contexto de retração do mercado. Para o 4T20, a empresa ainda deve gastar mais R$ 12 milhões com rescisões dos 700 trabalhadores da Marcopolo Rio.

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