Vale – Relatório de Análise

Aumento na produção e queda nas vendas no 3T20 

O Relatório de Produção e Vendas da Vale no 3T20 trouxe números fracos na comparação com o mesmo período do ano passado, mas um avanço expressivo em relação ao 2T20. Os números da produção de minério de ferro indicam que a faixa mais baixa do guidance para 2020 (310 milhões de toneladas) pode ser atingida. Em pelotas, a faixa média das estimativas da empresa poderá ser facilmente superada. No 3T20, mais uma vez o volume vendido ficou muito abaixo daquele que foi produzido, indicando a constituição de estoques elevados, que esperamos sejam desovados no 4T20 e no início de 2021. Uma boa notícia para a Vale tem sido os elevados preços do minério de ferro, cuja média no 3T20 ficou 29,7% acima do trimestre anterior e 14,3% maior que no 3T19. Com tudo isso, atualizamos nossas projeções para a empresa, elevando o Preço Justo de VALE3 para R$ 75,00/ação, sendo que o número anterior era de R$ 60,50. É importante destacar que em 2020 esta ação já subiu 20,9%, enquanto o Ibovespa teve uma desvalorização de 13,1%.

· Crescimento do volume de minério produzido: No 3T20, a produção cresceu em minério, com o volume atingindo 88,7 milhões, 2,3% maior que no mesmo trimestre do ano passado. Isso ocorreu devido às boas condições climáticas, aos recordes de produção no Sistema Norte (destaque para o S11D) e também com o bom desempenho dos Sistemas Sul e Sudeste, beneficiados pela normalização dos complexos de Itabira e Timbopeba;

· Vendas em queda: Em minério de ferro, foram vendidas 65,8 milhões de toneladas no 3T20, 11,2% menos que no 3T19. Interessante notar que o volume produzido foi mais elevado que o vendido numa quantidade ainda maior que no trimestre anterior. No 2T20, a produção superou as vendas em 13,0 milhões de toneladas e no 3T20 este volume subiu para 22,9 milhões t. Como no 2T20, o elevado volume de produto em trânsito na cadeia de suprimento foi o responsável por esta diferença. Em nove meses, a produção de minério superou as vendas em 43,8 milhões de toneladas;

· Recuperação da capacidade produtiva: Também no Relatório de Produção e Vendas do 3T20, a Vale informou acerca de evoluções muito positivas em projetos que vão elevar a produção em várias de suas operações. Estes aumentos são importantes para reconstituir a capacidade de produção anterior ao acidente de Brumadinho (385 milhões t/ano), avançando para 400 milhões de t/ano nos próximos dois anos;

· Estimativas de produção devem ser atingidas: Na divulgação do Relatório de Produção e Vendas do 2T20, a Vale confirmou suas projeções para os volumes a serem produzidos em 2020. Para minério de ferro, a produção deve ficar na faixa entre 310 e 330 milhões de toneladas, mas a empresa insistiu que o número mínimo da faixa é o cenário mais provável. A produção de minério entre janeiro e setembro de 2020 foi de 215,9 milhões de toneladas, sendo que para a faixa mínima do guidance (310 milhões t.), faltam ainda ser produzidas 94,1 milhões t. Este volume que deverá ser produzido no 4T20 é 6,1% maior que o número do 3T20. No Relatório do 3T20, a Vale informou que sua produção diária de minério tem ficado em torno de 1 milhão de toneladas, o que seria consistente com o volume esperado para o 4T20.

Clique para acessar:
Vale - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat