Relatório Especial – IPO

Mercado no pós-pandemia
Voltamos ao ritmo de 2007?

O mercado de capitais voltou a experimentar grande interesse por lançamentos de ações com muitos processos em análise de empresas para abertura de capital (IPOs) e ofertas secundárias (Follow-ons), lembrando um pouco a euforia de 2007, ano de pico de lançamentos. A principal motivação para esse fluxo de operações foi a melhora no cenário econômico, com a queda da taxa Selic a partir da metade de 2019 de 6,50% para 2,25% na última reunião do Copom e um nível de inflação muito baixo e mostrando estabilização neste patamar. Além disso, as ações do Fed e do Banco Central Europeu tiveram um efeito positivo sob a ótica de injeção de liquidez nos mercados, refletindo nas mais importantes bolsas do mundo, trazendo maior apetite a risco com impulso comprador de vários fundos americanos e europeus.

O ano de 2020 desenhava um cenário apropriado para um grande movimento de novas empresas na bolsa, considerando o cenário macroeconômico favorável e a expectativa de retomada do crescimento na economia brasileira. O que caminhava para ser um momento parecido com a euforia de 2007 quando 63 companhias vieram a mercado captando recursos via abertura de capital, foi parcialmente interrompido pela Covid-19 na metade de março. Alguns processos que vinham sendo preparados, em fase final de análise na CVM, foram interrompidos e transferidos para 2021.

Até julho foram computados 22 processos em análise na Comissão de Valores Mobiliários CVM, para uma futura abertura de capital. Destas empresas, 11 já tem data para a estreia na bolsa ou estão em fase avançada de estudo. A outra metade teve o processo interrompido e adiado, principalmente pelas incertezas geradas pela pandemia. Outras 7 companhias iniciaram negociações na B3 até o mês de julho.

Relatório Especial - IPO

 

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora. 
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat