dolar-comercial-dolar-turismo

A importância da Diversificação dos investimentos em Ações

Caro investidor,

A diversificação é sempre um tema muito importante e recorrente quando falamos de investimentos. Um de seus maiores benefícios é proteger sua carteira de ações da imprevisibilidade de eventos negativos de maior ou menor impacto que podem atingir determinados papéis da sua carteira de ações. Nesse contexto, a diversificação atenua os efeitos negativos que atingem alguns papéis, pois haverão outros na composição da carteira que não sofrerão o mesmo impacto.

 Como a economia é muito dinâmica, recomenda-se aos investidores que façam balanceamentos periódicos em sua carteira de ações. Aquilo que subiu muito pode estar na hora de vender, aquilo que caiu muito pode estar na hora de comprar um pouco mais, claro que sempre avaliando os fundamentos das empresas investidas. Para auxiliá-lo neste trabalho, conte sempre com a ajuda de um assessor ou consultor de investimento. Em algumas Corretoras como a Planner, além do Assessor e do Consultor de investimento, você conta também com uma equipe de renomados analistas de empresas que, com boletins diários e informações sobre o desempenho das empresas dos vários segmentos negociadas no mercado de ações, poderá auxiliá-lo na seleção de papéis para a composição da sua carteira de ações. Diversificar não significa somente ter diferentes ações em sua carteira de Investimentos. É necessário também estar investido em diferentes setores da economia pois como exemplo, há empresas que tem seu desempenho atrelados ao mercado doméstico e outras cujo resultado depende mais do mercado internacional. Essas são algumas das formas de trazer maior segurança e equilíbrio para sua carteira de ações. O inverso da diversificação é a “concentração” dos investimentos em poucos papeis. Em momentos de alta volatilidade ou problemas setoriais por exemplo, os movimentos podem afetar fortemente sua carteira de investimentos prejudicando assim sua performance pois, com papeis desvalorizados, fica mais difícil sua venda e a busca de novas oportunidades para a recuperação da rentabilidade da carteira.

 Todos já ouviram aquela celebre frase: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”

 Investidores mais conservadores tendem a investir em várias ações e ter uma carteira bastante diversificada, por outro lado investidores com perfil mais agressivo tendem a focar mais em poucos papéis com grande potencial de valorização.

Quer conhecer mais sobre esse assunto?

Converse com seu Assessor Financeiro na Planner Corretora. Ele irá te auxiliar nesse tipo de operação, caso seja do seu perfil.

Neste link tem um vídeo explicando um pouco mais sobre diversificação


DISCLAIMER
As informações aqui disponibilizadas possuem caráter genérico e não constituem aconselhamento ou recomendação de investimentos, solicitação de compra ou venda de valores mobiliários, produtos ou quaisquer ativos financeiros. As Informações não se destinam e não foram objeto de avaliação sobre sua adequação ao perfil de investidores individuais ou grupo de investidores específicos. A incorporação das Informações a eventual decisão de investimento deverá ser efetuada após a análise independente pelo investidor, com base em todas as informações relevantes publicamente disponíveis. As Informações foram obtidas de fontes publicamente disponíveis e não foram objeto de investigação, pela Planner, sobre sua veracidade, consistência, completude, suficiência ou atualidade. A Planner não poderá ser responsabilizada por quaisquer perdas e danos ou lucros cessantes porventura resultantes de sua utilização

Open chat