Banrisul – Relatório de Análise

Estratégia privilegia crescimento com um mix de crédito conservador
e a transformação digital focada no cliente

O Banrisul realizou dia 2 de dezembro sua Reunião Anual com investidores. A estratégia comercial do banco privilegia a proximidade com o cliente e segue focada: nas operações com maior liquidez, notadamente nas linhas de crédito consignado, crédito com garantia real e cartão empresarial. Destaque para o banco digital; a maior ênfase para a carteira PJ voltada para o segmento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e os negócios na cadeia agro do Rio Grande do Sul.

Em termos de resultados, o Banrisul registrou no 3T19 um lucro líquido ajustado de R$ 292 milhões (ROAE recorrente de 16,2%) com queda de 5% em relação ao trimestre anterior (ROAE recorrente de 17,5%), com destaque para o forte incremento de PDD e piora da inadimplência. No 9M19 o lucro ajustado cresceu 15% para R$ 918 milhões, com melhora de 1,5pp no ROAE para 16,6%, reflexo (i) da estabilidade da margem financeira mesmo com incremento de PDD; (ii) do crescimento das receitas de serviços; e (iii) o comportamento contido das despesas administrativas recorrentes, abaixo da inflação. Seguimos com recomendação de COMPRA e Preço Justo de R$ 30,00/ação.

Estratégia de negócios Pessoa Física permanece conservadora, focada nas linhas de crédito consignado aos servidores públicos e aposentados. Ao final de setembro de 2019 a Carteira de crédito PF somava R$ 20,1 bilhões com destaque para o segmento consignado com R$ 15,5 bilhões, equivalente a 76% do total. Em adição, o Banrisul vem ampliando e inaugurando novos espaços “Afinidade”, criados especificamente para atendimento ao público de Alta Renda. Estratégia de negócios pessoa Jurídica desenvolvida para atender seus mais de 200 mil clientes PJ. Destaque nas ações de incentivo ao empreendedorismo e na modelagem de crédito e análise de risco com foco nos clientes de varejo. Agronegócio “o Agro é nosso chão”. O posicionamento do banco no agronegócio está voltado para o apoio ao crescimento de toda a cadeia produtiva e ampliação da participação neste segmento no Rio Grande do Sul; na melhoria do atendimento, através de ofertas de linhas de custeio e investimentos em novos projetos para melhoria e ampliação da produtividade.

Transformação Digital. O Banrisul segue focado na transformação digital, adotando o modelo digital de jornadas fim a fim, com foco no cliente, e a internalização da metodologia ágil. É uma transformação gradual, com impacto em toda a instituição, potencializando as vantagens naturais do banco e marcando o posicionamento do Banrisul no mercado competitivo. Em junho de 2019, o Banrisul assinou contrato para formação da Joint Venture VeroGo. De acordo com o banco, a ferramenta “Meus Cartões”, disponível no app Banrisul Digital, foi destaque em estudo que avaliou os principais aplicativos para cartões de crédito disponíveis no mercado brasileiro, realizada pela CardMonitor, especializada em pesquisa e avaliação de tendências no mercado de cartões.

 

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