Ecorodovias – Relatório de Análise

Novas concessões e investimentos

Atualizamos nossas projeções para Ecorodovias, incluindo as novas concessões recentemente adquiridas. A empresa realizou três aquisições nos últimos meses (Eco050, Eco135 e Ecovias do Serrado), que acrescentaram 1,2 mil quilômetros às rodovias administradas. Com isso, o prazo médio das concessões aumentou em 6 anos e 1 mês, totalizando agora 17 anos e 7 meses. Como é normal após estas aquisições, no primeiro momento ocorrem elevações na dívida, nos investimentos e nos custos, que depois vão se diluir após o início da cobrança dos pedágios. Com isso, elevamos o Preço Justo de ECOR3 para R$ 15,50 vindo de R$ 11,50/ação. Mesmo assim, o potencial de alta de ECOR3 é pequeno (12%) tendo em vista a forte alta da ação nos últimos doze meses, que atingiu 49,3%.
• Última aquisição: No final de setembro, a Ecorodovias foi a primeira colocada no leilão de concessão da BR-364/365/GO/MG, um trecho de 437 quilômetros entre Jataí-GO e Uberlândia-MG. O contrato de concessão deve ser assinado em dezembro, sendo os ativos assumidos no início de 2020. O início da cobrança de pedágio ocorrerá em 2021;
• Novas concessões: É importante destacar que este ano a empresa já agregou duas novas concessões ao seu portfólio. Em abril foi iniciada a cobrança de pedágio na Eco135, que tem trechos de três rodovias somando 364 km. A partir de 31/maio, a empresa iniciou a consolidação da Eco050 (trecho de 437 km da BR 050);
• Endividamento: A dívida da Ecorodovias vem crescendo principalmente pelo aumento dos investimentos com as novas concessões. Dessa forma, ao final do 3T19 a empresa apresentava uma relação dívida líquida/EBITDA de 3,3x, que limita sua capacidade de investimento;
• Investimentos: O valor estimado para 2019 é de R$ 1,4 bilhão, 54,6% maior que no passado. A empresa ainda não indicou qual será o nível dos investimentos em 2020, mas certamente será maior que neste ano, devido ao início da operação nas novas concessões.

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