IRB Brasil RE – Relatório de Início de Cobertura

Estratégia foca a melhora de eficiência operacional, maior retorno e aumento da presença na América Latina, visando a diversificação de receita e dos riscos

Iniciamos a cobertura do IRB Brasil RE com recomendação de COMPRA e preço justo de R$ 45,00 por ação (após Split), com base no modelo de fluxo de caixa descontado (WACC de 10,0% e perpetuidade de 3,5%), e adotando premissas de crescimento que entendemos como sustentáveis para os próximos anos. O IRB vem registrando resultados consistentes, com crescimento dos prêmios, incremento do resultado de underwriting e maior eficiência. As perspectivas do setor de resseguros no Brasil nos próximos quatro anos são promissoras, com a retomada dos projetos de infraestrutura, os leilões dos excedentes da cessão onerosa no pré-sal, a retomada do programa de privatizações, o incremento do seguro de vida para Alta Renda, aliado ao seguro e resseguro do Pró-Agro.

 

A empresa é líder no mercado de resseguro local com participação de 37% aproximadamente seis vezes superior ao segundo colocado, sendo o primeiro ressegurador de capital nacional, com mais de 80 anos de história. Nos últimos anos realizou significativos investimentos em tecnologia da informação, na integração de todos os sistemas em uma única plataforma SAP, buscando aumentar a eficiência de suas operações. Nesse contexto a companhia entende que o seu atual patamar tecnológico, aliado ao vasto conhecimento dos riscos do mercado e a uma base de dados histórica, geram uma vantagem competitiva em relação aos seus principais concorrentes no país.

 

Seu modelo de negócios combina portfólio de resseguro diversificado, eficiência na gestão da carteira de investimentos e rentabilidade atrativa. O modelo de negócios da companhia no Brasil combina um portfólio completo de soluções em resseguro e uma administração de carteira de investimentos de grande porte. Para tanto, busca manter relacionamentos de longo prazo com todos os principais grupos seguradores e corretores do país, representando o maior fornecedor de serviços de resseguros de seus parceiros no mercado brasileiro.

 

Ressalte-se que sua carteira de investimentos é administrada de maneira a otimizar o retorno e compatibilizar risco e liquidez ao perfil e prazo médio, concentrada em ativos de renda fixa, com grande capacidade de geração de receita financeira. A rentabilidade dos investimentos é um atrativo e resultado de sua eficiência operacional. Destaque ainda para o bom histórico de eficiência e de rentabilidade. Nos últimos anos, a companhia apresentou crescimento expressivo de receita e de resultados. No período de 2014 a 2018, o Prêmio Emitido Bruto cresceu a um CAGR de 21%, sendo de 20% para os Prêmios Ganhos; de 29% para o Resultado de Underwriting; de 33% para o Resultado da Atividade (EBIT) e de 19% para o Lucro Líquido. Este crescimento aliado ao aumento da eficiência das operações se refletiu no incremento de margem bruta e na melhora do índice combinado – de 95,5% em 2014 para 83,2% em 2018 (sendo de 81,2% no 1S19).

Clique para acessar:
IRB Brasil RE - Relatório de Início de Cobertura

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

 

Open chat