Itaú Unibanco – Relatório de Análise

Reunião Pública destaca os resultados, a centralidade no cliente e a estratégia digital

O Itaú Unibanco realizou dia 3 de setembro sua Reunião Pública onde foram abordados (i) os 10 anos da união dos negócios entre o Itaú e o Unibanco; (ii) o resultado do banco à luz das mudanças estruturais do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e (ii) sua estratégia atual com foco no cliente e nos canais digitais. Como pano de fundo, no âmbito das reformas aprovadas, a TLP (taxa de longo prazo), o Cadastro Positivo, a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e a Agenda BC+ do Banco Central. A Selic caminha para fechar o ano em 5,00% e a inflação se mantem dentro da meta estabelecida pela autoridade monetária.

Como já divulgado o Itaú Unibanco registrou no 1S19 um lucro líquido recorrente de R$ 13,9 bilhões (ROAE de 23,6%) com crescimento de 9% em relação aos R$ 12,8 bilhões no 1S18 (ROAE de 22,0%). Mais um bom resultado, explicado pelo aumento do crédito para as pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas, por incremento de margem financeira com clientes, inadimplência contida, e despesas não decorrentes de juros, com crescimento em linha com a inflação. Todos estes aspectos suportaram o aumento do custo do crédito.

A visão do banco é ser líder em desempenho sustentável e em satisfação de clientes. Nesse contexto e olhando a competição o desafio para o Itaú Unibanco é o de mudança (manter a capacidade de se transformar) vis a vis o desafio de busca de escala pelos novos entrantes. O banco reconhece que está em uma nova arena competitiva, com clientes mais esclarecidos e mais exigentes, num contexto regulatório em evolução (agenda BC+) e margens pressionadas.

Ao mesmo tempo se coloca a necessidade de ganhos de produtividade e eficiência e de continuar investindo em tecnologia como instrumento viabilizador dos novos modelos de negócios. O banco se sente preparado fazer frente a estas novas demandas. Temos recomendação de COMPRA para ITSA4 e preço justo de R$ 43,00/ação

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