Ultrapar – Relatório de Análise

Momento difícil no 2T19

A Ultrapar apresentou um resultado fraco no 2T19, com redução nas vendas e margens das principais controladas, fazendo com que o lucro consolidado ficasse expressivamente menor que no 2T18.  Havia uma perspectiva de retomada dos resultados no 2T19, principalmente na Ipiranga, que não se confirmou.  Agora esta expectativa positiva fica adiada para o segundo semestre, na revenda de combustíveis e nas outras controladas, que também não vem apresentando bons números.  Neste contexto mais desafiador, vamos rever nossas projeções da Ultrapar.

  • Ipiranga: No 2T19, a empresa perdeu vendas (principalmente para o atacado) e rentabilidade.  No segundo semestre, as expectativas são de recuperação do volume com melhores margens.  O ambiente altamente competitivo no mercado nacional, impede uma recuperação mais rápida;
  • Ultragaz: No 1S19, houve redução das vendas, em função de problemas no suprimento e perdas de clientes.  Para o 2S19, com a queda nos preços do GLP, os volumes devem voltar a crescer;
  • Oxiteno:  A forte queda nos preços dos produtos petroquímicos, afetou muito os resultados do semestre.  As expectativas para o 2S19 são de melhoria das vendas e das margens.  A empresa continua buscando uma reestruturação dos custos, adequada à realidade de preços mais baixos;
  • Ultracargo: Uma provisão extraordinária e a redução na armazenagem de combustíveis, levaram a empresa ao prejuízo operacional no 2T19.  Para o segundo semestre, as perspectivas são de aumento no volume de armazenagem, com a entrada em operação de maiores capacidades nos portos de Santos e Itaqui, o que deve ter impactos positivos na rentabilidade;
  • Extrafarma: A persistência da ocorrência de EBITDA negativo continua preocupando.  No 3T19, deve ser encerrado o processo de depuração e concentração das lojas.  Continuará no 2S19 o foco na logística e a inauguração de um centro de Distribuição em São Paulo, vai contribuir para reduzir estes custos.

Clique para acessar:
Ultrapar - Relatório de Análise

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

 

Open chat