M Dias Branco – Relatório de Análise

Lucro do 2T19, em linha com o que esperávamos, mostra recuperação em base trimestral

A M Dias Branco registrou no 2T19 um lucro líquido de R$ 100,6 milhões, em linha com os R$ 102 milhões que esperávamos, mas com queda de 52% em relação aos R$ 209,7 milhões de igual trimestre de 2018, e abaixo do esperado pelo mercado. Esta redução em base de doze meses é explicada pela piora do resultado operacional que refletiu o aumento do custo médio do trigo e a redução dos volumes produzidos, notadamente na linha de biscoitos e massas, seus principais produtos. Some-se a isso a contabilização de despesas não recorrentes pela revisão do quadro de colaboradores (1.150 pessoas no trimestre), a implantação de novo modelo logístico, a integração da Piraquê, aspectos parcialmente compensados por reconhecimento de créditos tributários, devido à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Em base trimestral, contudo, a M Dias Branco apresentou melhora nas principais linhas de resultado, com crescimento de 17% na Receita Líquida, +63% no EBITDA e incremento de 77% no Lucro Líquido. A margem EBITDA elevou-se de 8,5% no 1T19 para 11,8% no 2T19, mas ainda aquém do potencial da companhia.

Atualmente não existe espaço para aumento de preços. O momento é de normalização dos estoques dos clientes ainda em patamar alto. A melhora dos números da companhia vem acontecendo, ainda que de forma mais lenta, dado a retração do mercado como um todo. A M Dias, como forma de recuperar o crescimento dos volumes e aumento da lucratividade, está executando um modelo de precificação segmentado por canal, mercado e marcas. Seguimos com recomendação de COMPRA e preço justo de R$ 50,00/ação.

Tomando por base o resultado acumulado do 1º semestre em relação a igual período de 2018 a Receita Líquida cresceu 6% para R$ 2,86 bilhões, o EBITDA caiu 36% somando R$ 294,8 milhões com margem de 10,3% (-6,7pp) e o Lucro Líquido caiu 55% para R$ 157,5 milhões. A tendência é de melhora gradual ao longo do segundo semestre refletindo as ações realizadas pela companhia. Além do modelo de precificação segmentado, a reorganização da estrutura comercial, a retomada de crescimento da Piraquê com melhoria das margens, e a transição para um modelo logístico regional.

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