Santander Brasil – Relatório de Análise

Bom resultado no 2T19 em linha com o esperado

O Banco Santander (Brasil) registrou no 2T19 um lucro líquido, em base gerencial, de R$ 3,64 bilhões (ROAE de 21,3%), com crescimento de 20% ante os R$ 3,03 bilhões do 2T18 (ROAE de 19,5%), um resultado em linha com o esperado impactado positivamente pelo crescimento de 8,2% da Margem Financeira Líquida e crescimento de 8,9% das receitas de serviços. Por outro lado, ressalte-se o crescimento de 8,5% das despesas com PDD, aliado a alta de 7,1% das Despesas Gerais.

Destaque para a rentabilidade em alta e sustentável, reflexo do crescimento da base de clientes ativos, desempenho positivo da carteira de crédito, resiliência do modelo de riscos do banco e custos controlados. Em base acumulada dos seis primeiros meses de 2019 em relação a igual período de 2018, o lucro líquido gerencial cresceu 21% para R$ 7,12 bilhões. Nesta base de comparação, destaque para a reduzida evolução das despesas com PDD, o crescimento das receitas de serviços e da margem financeira líquida, que mais que compensaram o crescimento das despesas gerais.

O modelo de negócio do banco permanece centrado no cliente, com foco no aumento de rentabilidade suportada pelo crescimento da carteira de crédito e ganho de participação de mercado; crescimento da base de clientes, com maior vinculação e volume de transações; e adequado modelo de risco, com aumento de produtividade e eficiência. Seguimos com recomendação de COMPRA para SANB11 e preço justo de R$ 52,00/Unit.

Mais uma vez o Santander apresentou um destacado patamar de rentabilidade (ROE de 21,3%), o maior na sua série histórica. Tomando por base o resultado do 1S19: As receitas cresceram 8%, a PDD registrou leve alta de 3%, e o Índice de Recorrência ficou em 89%. O modelo de negócio do banco segue focado na melhora de atendimento e de relacionamento. A base de clientes ativos cresceu pelo 49º mês consecutivo terminando junho/19 com 25,5 milhões de clientes ativos, após crescimento de 12,3% em doze meses. O número de clientes vinculados cresceu 13% para 5,4 milhões. Os clientes digitais cresceram 30% para 12,7 bilhões.

 

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