Ecorodovias – Relatório de Análise

Risco de governança limita atratividade

Revisamos nossas projeções para Ecorodovias e reduzimos o Preço Justo de ECOR3 para R$ 11,50/ação, vindo de R$ 13,00, mas mantivemos a recomendação de Compra.  No ano passado, a empresa enfrentou problemas com a greve dos caminhoneiros e a suspensão da cobrança do eixo suspenso, que impactaram seus resultados.  Além disso, a Ecorodovias foi envolvida em duas operações da Polícia Federal, a primeira em 2018 e a segunda na semana passada, que tem prejudicado a evolução de suas ações.  Assim, ECOR3 caiu 3,4% nos últimos doze meses, enquanto o Ibovespa obteve uma valorização de 10,9% neste período.  Acreditamos que, apesar do elevado potencial de alta da ação e das quedas recentes, sua valorização ficará comprometida enquanto não houver clareza quanto aos riscos das questões de governança.  Para 2019, vale citar como positivo a retomada no crescimento do tráfego e o início da cobrança de pedágio em duas novas concessões rodoviárias já no segundo trimestre (Eco135 e MGO).

  • Problemas de governança: A Ecorodovias, assim com outras concessionárias, foi envolvida num inquérito da Operação Integração II, 48ª fase da Lava Jato.  As investigações, iniciadas em fevereiro/2018, versavam sobre contratos de concessões no Paraná de duas subsidiárias (Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas).  Na semana passada, a empresa foi novamente envolvida em uma investigação.  No dia 11 de março (quinta-feira), a Polícia Federal cumpriu mandato de busca e apreensão em sua controlada Eco101;
  • Índice ABCR sinaliza um bom trimestre: Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o tráfego total nas estradas pedagiadas brasileiras em março aumentou 0,4%, comparado ao mesmo mês de 2018.  No 1T19, o tráfego total aumentou 1,2%, puxado pelo ganho de 2,7% nos veículos pesados, com um desempenho pior (+0,7%) dos leves.  Estes dados indicam uma recuperação no tráfego das estradas pedagiadas, dado fundamental para os resultados da Ecorodovias;
  • Novas concessões: No ano passado, a Ecorodovias adquiriu três novas concessões rodoviárias, que são Ecorodoanel, MGO e Eco135.  A MGO e a Eco135 já devem iniciar a cobrança de pedágio no 2T19;
  • Investimentos crescem muito em 2019: Nos últimos seis anos, os investimentos da anuais Ecorodovias tem ficado numa faixa razoavelmente estreita, mas darão um salto em 2019.  Neste ano, a expectativa de dispêndio sobe em 55,5% para R$ 1.381 milhões.  Isso ocorrerá por obras nas concessões mais recentes da empresa.

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