Sanepar – Relatório de Análise

AGEPAR define percentual de Reajuste Tarifário Anual

A AGEPAR fixou o percentual de reajuste tarifário anual de 12,12944%, a ser aplicado nas contas de água e esgoto. Ao mesmo tempo, “em relação à antecipação do diferimento, foi deliberado pela abertura de Revisão Tarifária Extraordinária”.
O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná – AGEPAR, no uso de suas atribuições, decidiu em reunião realizada em 15/abril, pela fixação do percentual de reajuste tarifário anual de 12,12944%, a ser aplicado nas contas de água e esgoto. No mesmo comunicado a Sanepar destaca que, “em relação à antecipação do diferimento, foi deliberado pela abertura de Revisão Tarifária Extraordinária, devendo ser tramitado em procedimento próprio contemplando análises econômicas e financeiras e consulta aos usuários via audiências públicas”.
Nesse aspecto da antecipação do diferimento, lembramos que em 2017 a AGEPAR, com o intuito de estimular o equilíbrio econômico e financeiro da companhia, autorizou um reposicionamento tarifário de 25,63% a ser diferida ao longo de oito anos, sendo a primeira parcela de 8,53% correspondente a 2017, e as demais em 7 (sete) parcelas de 2,11%, corrigidas pela Selic. A segunda parcela foi de 5,12% e passou a vigorar a partir de maio de 2018, restando ainda 13,36% a ser recuperado nos próximos 6 anos, que representava R$ 928 milhões ao final de 2018.
Em nossas projeções não está contemplado qualquer valor de antecipação. Caso ocorra, poderá acrescentar valor importante à companhia, melhorando as margens e a lucratividade, na medida em que os custos já foram incorridos. Ressaltamos também que a Sanepar possui (i) uma forte geração de caixa, que sustenta boa parte das necessidades de investimento, e que (ii) utiliza instrumentos de financiamento de longo prazo, com destaque para as debêntures, responsáveis por 42% do endividamento total ao final de dezembro de 2018; e (iii) que sua alavancagem é reduzida, reflexo da boa administração de caixa. Ao final do 4T18 sua dívida líquida somava R$ 2,45 bilhões, equivalente a 1,5x o EBITDA.

Clique para acessar:
Sanepar - Relatório de Análise

 

 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora. 
As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado. Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

Open chat