Cielo – Relatório de Análise

Mais um ano de ajuste, impactado por ambiente competitivo, para voltar a crescer em 2020

A Cielo registrou no 4T18 um lucro líquido ajustado de R$ 724,1 milhões, com queda de 30% em relação ao 4T17 e 11% ante o 3T18, reflexo da redução de volume transacionado que resultou no decréscimo de receita. Some-se a maior evolução dos gastos totais e a redução do resultado de aquisição de recebíveis. O ambiente competitivo mais intenso deve permanecer este ano, o que tem levado a uma maior pressão nos preços. Considerando esse cenário, a elevação do custo de capital, e o guidance de queda de lucro em 2019, reduzimos o preço justo de R$ 18,00/ação para R$ 14,00/ação. Seguimos com recomendação de COMPRA.

O foco é a busca por crescimento de participação de mercado e a liderança nos segmentos pouco explorados pela companhia, ao mesmo tempo, defender posição nos segmentos em que já é líder. A política de preços mais agressiva permanece. Destaque para a venda de 483 mil maquininhas na Stelo (marca de combate) em seu primeiro ano de operação como subsidiária integral da Cielo. Para 2019 a companhia escolheu três princípios norteadores: (i) o cliente no centro, (ii) eficiência e (iii) evolução digital.

A receita líquida totalizou R$ 3,0 bilhões no 4T18 e R$ 11,7 bilhões em 2018, com destaque para a maior penetração do serviço Receba Rápido, aumento da captura e processamento de outras bandeiras, compensado parcialmente pela menor receita de aluguel e ajuste de preço em face do ambiente competitivo atual. • Os gastos totais (custos e despesas) somaram R$ 2,2 bilhões no 4T18 e R$ 8,0 bilhões em 2018, com crescimento de 14% e 10%, respectivamente, em resposta aos investimentos em marketing e reforço da área comercial. Essa linha deve crescer em 2019, lembrando que ao final do 4T18 sua dívida líquida era de R$ 5,0 bilhões (1,1x o EBITDA).

Em 2018, a Cielo aprovou proventos fixos no valor de R$ 3,5 bilhões. No 1T19, será paga a última parcela no montante de R$ 875,0 milhões referente ao 4T18, com retorno trimestral de 2,95%. Para 2019 a companhia alterou a divulgação das linhas de guidance e apresentou apenas a expectativa de lucro líquido consolidado, no intervalo entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões, com forte redução em relação aos R$ 3,3 bilhões do ano passado, em resposta ao aumento de concorrência e com uma política de preços mais agressiva, iniciada a partir do 2º semestre de 2018.

 

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