Santander Brasil – Relatório de Análise

Reunião Anual com investidores

O Santander realizou ontem sua Reunião Anual com investidores, com destaque para a estratégia do banco, o segmento de Varejo, e as perspectivas que suportam essa estratégia. Retomada do crescimento em 2019 num cenário de reformas (fiscal, previdenciária, política, etc.), juros baixos e inflação controlada, deve gerar importantes oportunidades de novos negócios, aumento de penetração de mercado e cross-sell. Com base no cenário para 2019, com uma melhor dinâmica de crescimento do crédito, custo e inadimplência controlados, novas premissas macroeconômicas e de custo de capital próprio, revisamos o preço justo de R$ 43,00 para R$ 49,00 por unit e seguimos com recomendação de compra para as Units do banco.

A estratégia do Santander está baseada em três pilares-chave: 1) Cultura (marca e liderança); 2) Desempenho (produtividade e meritocracia) e 3) Controle de Capital (guia de crescimento do banco). A comunicação interna do banco é direta e objetiva, que se traduz em funcionários mais engajados em um ambiente de meritocracia. Em termos de estrutura de capital o banco tem consistentemente melhorado o ROE (de 11,5% em 2014, passando por 16,9% em 2017 e chegando a 19,4% no 9M18).

Banco de varejo com foco no crescimento, negócios digitais, e atuação em todas as frentes. Dentro do Santander, uma história de crescimento que passa pelos negócios digitais e o desenvolvimento de suas fortalezas, através de ações de varejo em modelo segmentado para as famílias (PF) e as empresas (PJ). Ressalte-se o crescimento da base de clientes há 40 meses consecutivos, com atuação 100% integrada (Varejo e Atacado), de forma destacada em Folha de pagamento (PMEs, Corporate, Governos e Universidades), e que serve como motor de crescimento e de novos negócios.

Some-se a oferta diversificada em meios de pagamento (+19% de crescimento fo faturamento em 12 meses e +16,5% em nº de transações). Além disso: (i) o ganho de mercado no Crédito Consignado (crescimento de 35% da carteira em 12 meses e um market share de 9,8%); o (ii) segmento imobiliário, cuja carteira cresceu 15,6% em 12 meses (com 71% de originação em PF através do canal interno); a (iii) liderança no financiamento de veículos com share de 23,8% e 26,1 mil clientes intermediários ativos; e (iv) o crédito no Agronegócio, cuja carteira cresceu 21% em 12 meses. Nos negócios digitais, as vendas apresentaram crescimento exponencial que ao final do 3T18 eram representadas por 129 mil contas adquiridas (18% das vendas totais) e 327 mil cartões de crédito (27% das vendas totais).

 

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