Gerdau – Relatório de Análise

Um bom momento nas operações do Brasil e EUA

Atualizamos nossas projeções para Gerdau, considerando os bons resultados recentes e perspectivas positivas para os próximos trimestres.  Nossa recomendação continua de Compra para GGBR4, sendo que elevamos o Preço Justo de R$ 20,40 para R$ 21,00.  A empresa está se beneficiando da retomada na demanda brasileira por aços longos, onde as vendas deste produto cresceram 8,2% nos primeiros nove meses deste ano.  Além disso, as operações na América do Norte estão sendo positivamente impactadas por uma demanda forte e preços elevados, derivados das decisões do governo dos Estados Unidos de restringir as importações.  Com isso, a Gerdau tem mostrado lucros crescentes, que permitiram voltar a pagar dividendos significativos.

  • Resultado do 3T18: A Gerdau obteve um bom resultado no 3T18, que mostrou crescimento de 72,5% no EBITDA e 640,7% do lucro líquido, comparado ao mesmo período de 2017;
  • 4T18: As expectativas são positivas, com alguma recuperação de preços e bons volumes em todas as operações.  Vale lembrar que o quarto trimestre é sazonalmente mais fraco;
  • Perspectivas para 2019: No Brasil, a recuperação da economia continuará a impulsionar a demanda de aços longos e planos, mas também devem ser observados impactos nos custos das matérias-primas.  Na América do Norte, a economia deve continuar com um bom desempenho, elevado uso da capacidade instalada e preços altos.  Para o segmento de aços especiais, as expectativas são muito positivas para a produção de veículos no Brasil e Estados Unidos, indústria esta que mais demanda este tipo de produto.  As perspectivas para as unidades da América do Sul continuam positivas, destacando-se o forte crescimento esperado para o mercado peruano;
  • Redução das tarifas de importação: A imprensa especulou nos últimos dias, que o novo governo poderia reduzir as tarifas de importação dos produtos siderúrgicos.  As tarifas cairiam da faixa de 12%-14% para 5% em quatro anos.  Não acreditamos que isso irá ocorrer, porque teria efeitos muito negativos na indústria nacional, considerando o excesso de aço disponível no mundo.  O que poderia ocorrer seria uma redução nas tarifas, compensada por queda de impostos, dado que as siderúrgicas brasileiras pagam o dobro de tributos na comparação com suas maiores concorrentes.

 

Clique para acessar o Relatório Completo:

Relatório Completo – PDF 

DISCLAIMER
Este relatório foi preparado pela Planner Corretora e está sendo fornecido exclusivamente com o objetivo de informar. As informações, opiniões, estimativas e projeções referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças como resultado de alterações nas condições de mercado, sem aviso prévio. As informações utilizadas neste relatório foram obtidas das companhias analisadas e de fontes públicas, que acreditamos confiáveis e de boa fé. Contudo, não foram independentemente conferidas e nenhuma garantia, expressa ou implícita, é dada sobre sua exatidão. Nenhuma parte deste relatório pode ser copiada ou redistribuída sem prévio consentimento da Planner Corretora de Valores. O presente relatório se destina ao uso exclusivo do destinatário, não podendo ser, no todo ou em parte, copiado, reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Planner Corretora.

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua elaboração (“analistas de investimento”) e são, portanto, sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado.
Declarações dos analistas de investimento envolvidos na elaboração deste relatório nos termos do art. 21 da Instrução CVM 598/18:
O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Planner Corretora e demais empresas do Grupo.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Open chat