Risco de Crédito e Risco de Liquidez

Risco de Crédito

Risco de Crédito é aquele que envolve o risco de inadimplência ou atraso no pagamento de principal ou de juros dos títulos que compõem a carteira do cliente.

O Risco de Crédito está associado á capacidade de solvência do Tesouro Nacional, nos casos de títulos públicos federais, e ao da empresa emissora no caso de títulos privados.

É dividido em três grupos: Risco País; Risco Político e Risco da Falta de Pagamento.

Risco de Liquidez

É o risco associado com a ausência de demanda por determinados ativos. O efeito para o investidor depende da quantidade de ativos afetados por este risco na carteira dele.

Em termos práticos, o cliente poderá encontrar dificuldades para converter seus ativos em caixa, bem como para liquidar posições, ou seja, terá que oferecer descontos nos preços dos ativos, e por conseqüência arcar com estas perdas.

Outros tipos de Riscos que afetam seus investimentos

O Risco de Lavagem de Dinheiro é caracterizado pelo envolvimento, direto ou indireto, em atividades relacionadas aos crimes de “lavagem de dinheiro”. Assim como o Risco de Fraudes, este risco é minimizado através de controles internos efetivos e do fortalecimento da “cultura de Compliance” na empresa. Associado ao Risco de Lavagem de Dinheiro está o Risco de Imagem ou Reputação.

A Planner visando preservar sua imagem perante o mercado e, por isso, está em constante atualização sobre a importância da manutenção das regras do Código de Ética e Conduta, do Manual de Compliance e de quaisquer políticas e diretrizes impostas pela alta Administração da Planner.

Dúvidas ou esclarecimentos a respeito da atuação da Planner devem ser direcionados a área de Compliance.

Open chat